edição digital

Fundado em 1970 pelo padre Vitor Melícias e pelo industrial gráfico Valentim Morais, nascia O EMIGRANTE sob o lema "AGIR SERVINDO", porque mais do que um jornal era um serviço prestado aos portugueses que saíam de Portugal para viver nas mais duras condições de vida e num abandono cultural e informativo quase absoluto.
A Evolução da vida conduziu à mudança dos tempos e sobretudo à forma de estar dos portugueses no mundo. A integração na União Europeia entre outros fenómenos sociais, levou a que cada vez mais os emigrantes se tornassem numa parte de Portugal que está fora, mas não sendo por isso menos Portugal.

E isto porque os portugueses sempre transportaram para o mundo a sua própria identidade e sensibilidade cultural, que aliada à sua natural capacidade de integração nas comunidades de acolhimento, viriam a criar um espaço de vida muito próprio em todo o mundo, onde as referências a Portugal e à sua cultura e valores são permanentes. É a esse espaço que nós chamamos de "MUNDO PORTUGUÊS".
E foi assim desta forma que o conceito de O EMIGRANTE começa a surgir associado a MUNDO PORTUGUÊS numa tentativa de aproximação de imagem a esta nova realidade. Mas esta aproximação não foi apenas um "tratamento de imagem".

Seguindo sempre o lema inicial de AGIR SERVINDO, o jornal seguiu a comunidade portuguesa nas diferentes áreas da sua vida.
E hoje em dia para além do indisfarçável orgulho que temos de ser o jornal português de maior circulação no estrangeiro, orgulhamo-nos igualmente de ser o único que para além da comunicação escrita, desenvolve todo um trabalho de comunicação institucional junto dos portugueses do mundo inteiro.

Mais de UM MILHÃO E MEIO
É hoje o número de portugueses que se relacionam no dia a dia com a nossa realidade e que nós conhecemos na base de dados do nosso "Clube de Amigos" distribuídos por 90 países.
Somos sistematicamente solicitados pelos portugueses empresários, professores, luso-descendentes, luso-eleitos, associações, orgãos de comunicação, etc... a interagir com a sua realidade dinâmica.

Daí que tenha nascido no nosso seio a MUNDIVENTOS em 1999 que associada à nossa organização, dá expressão à nossa comunicação não escrita, realizando Eventos, Encontros e Seminários que visam sempre promover a aproximação dos Portugueses de Portugal com os do Estrangeiro.

De entre estas realizações é justo destacar pela sua importância do SISAB PORTUGAL - Salão Internacional do Sector Alimentar e Bebidas que é a maior convenção anual que reúne empresas e empresários portugueses líderes na exportação a uma sofisticada procura internacional, cobrindo todas as atividades adjacentes ao setor agro-alimentar português, desde a indústria à fileira da Terra, Florestas, Culturas, Transportes, Logística, etc.

Outro evento de destaque é o Encontro Mundial de Empresários Lusófonos, criado porque os empresários da diáspora e os falantes de Língua Portuguesa querem investir em Portugal e transmitir aos descendentes, um portfólio de investimentos diversificado e seguro. Somos um país onde existe o melhor de dois mundos. Moderno, desenvolvido tecnologicamente e de grande investigação científica, e por outro lado um país onde a tradição das comunidades locais ainda faz as delícias de quem nos visita.

O mesmo acontece no EIT - Encontro Internacional de Turismo que anualmente convida as maiores agências de viagens de portugueses no mundo inteiro a vir conhecer uma região de Portugal, através de programas educacionais organizados, a fim de poderem estabelecer parcerias com os agentes nacionais.

Também anualmente tem lugar o Encontro Mundial de Luso-Eleitos, porque a intervenção de portugueses e luso descendentes na vida política além-fronteiras, tem vindo a aumentar e a adquirir uma importância cada vez mais relevante. O jornal Mundo Português organiza estes encontros com o objetivo de dar a presidentes de câmara, vereadores, senadores, deputados, um espaço e uma voz para partilharem a riqueza das suas experiências pessoais.

E porque o futuro das comunidades portuguesas pelo mundo está nas mãos das novas gerações, também anualmente realizamos o Encontro Mundial de Jovens Luso-Descendentes & Friends. Este evento, é destinado aos jovens, com idade entre 18 e 40 anos, com o programa repartido entre Lisboa e outras regiões de Portugal, dando a conhecer aos participantes o seu país de origem, a sua história, costumes e tradições, providenciando ao mesmo tempo momentos de lazer e intercâmbio cultural.

Apesar disto tudo, temos a sensação de que há ainda muito por fazer nesta sociedade imensa dos cinco milhões de portugueses e luso-descendentes residentes no mundo. É precisamente por eles que no nosso dia-a-dia temos como "alma mater" do nosso trabalho, a sensibilização da sociedade em Portugal para esta realidade, e sobretudo para que nenhum de nós esqueça este imenso "Portugal" que vive no estrangeiro.
Porque uma Nação só vale pelo seu todo e metade de uma Nação é apenas metade de coisa nenhuma, o MUNDO PORTUGUÊS continuará a trabalhar e a honrar os portugueses que residem no estrangeiro, tendo sempre como lema «AGIR SERVINDO».

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

Marcas Grupo