edição digital

Fundado em 1970 pelo padre Vitor Melícias e pelo industrial gráfico Valentim Morais, nascia O EMIGRANTE sob o lema "AGIR SERVINDO", porque mais do que um jornal era um serviço prestado aos portugueses que saíam de Portugal para viver nas mais duras condições de vida e num abandono cultural e informativo quase absoluto.
A Evolução da vida conduziu à mudança dos tempos e sobretudo à forma de estar dos portugueses no mundo. A integração na União Europeia entre outros fenómenos sociais, levou a que cada vez mais os emigrantes se tornassem numa parte de Portugal que está fora, mas não sendo por isso menos Portugal.

E isto porque os portugueses sempre transportaram para o mundo a sua própria identidade e sensibilidade cultural, que aliada à sua natural capacidade de integração nas comunidades de acolhimento, viriam a criar um espaço de vida muito próprio em todo o mundo, onde as referências a Portugal e à sua cultura e valores são permanentes. É a esse espaço que nós chamamos de "MUNDO PORTUGUÊS".
E foi assim desta forma que o conceito de O EMIGRANTE começa a surgir associado a MUNDO PORTUGUÊS numa tentativa de aproximação de imagem a esta nova realidade. Mas esta aproximação não foi apenas um "tratamento de imagem".

Seguindo sempre o lema inicial de AGIR SERVINDO, o jornal seguiu a comunidade portuguesa nas diferentes áreas da sua vida.
E hoje em dia para além do indisfarçável orgulho que temos de ser o jornal português de maior circulação no estrangeiro, orgulhamo-nos igualmente de ser o único que para além da comunicação escrita, desenvolve todo um trabalho de comunicação institucional junto dos portugueses do mundo inteiro.

Mais de UM MILHÃO E MEIO
É hoje o número de portugueses que se relacionam no dia a dia com a nossa realidade e que nós conhecemos na base de dados do nosso "Clube de Amigos" distribuídos por 90 países.
Somos sistematicamente solicitados pelos portugueses empresários, professores, luso-descendentes, luso-eleitos, associações, orgãos de comunicação, etc... a interagir com a sua realidade dinâmica.

Daí que tenha nascido no nosso seio a MUNDIVENTOS em 1999 que associada à nossa organização, dá expressão à nossa comunicação não escrita, realizando Eventos, Encontros e Seminários que visam sempre promover a aproximação dos Portugueses de Portugal com os do Estrangeiro.

De entre estas realizações é justo destacar pela sua importância do SISAB PORTUGAL - Salão Internacional do Sector Alimentar e Bebidas que é a maior convenção anual que reúne empresas e empresários portugueses líderes na exportação a uma sofisticada procura internacional, cobrindo todas as atividades adjacentes ao setor agro-alimentar português, desde a indústria à fileira da Terra, Florestas, Culturas, Transportes, Logística, etc.

Outro evento de destaque é o Encontro Mundial de Empresários Lusófonos, criado porque os empresários da diáspora e os falantes de Língua Portuguesa querem investir em Portugal e transmitir aos descendentes, um portfólio de investimentos diversificado e seguro. Somos um país onde existe o melhor de dois mundos. Moderno, desenvolvido tecnologicamente e de grande investigação científica, e por outro lado um país onde a tradição das comunidades locais ainda faz as delícias de quem nos visita.

O mesmo acontece no EIT - Encontro Internacional de Turismo que anualmente convida as maiores agências de viagens de portugueses no mundo inteiro a vir conhecer uma região de Portugal, através de programas educacionais organizados, a fim de poderem estabelecer parcerias com os agentes nacionais.

Também anualmente tem lugar o Encontro Mundial de Luso-Eleitos, porque a intervenção de portugueses e luso descendentes na vida política além-fronteiras, tem vindo a aumentar e a adquirir uma importância cada vez mais relevante. O jornal Mundo Português organiza estes encontros com o objetivo de dar a presidentes de câmara, vereadores, senadores, deputados, um espaço e uma voz para partilharem a riqueza das suas experiências pessoais.

E porque o futuro das comunidades portuguesas pelo mundo está nas mãos das novas gerações, também anualmente realizamos o Encontro Mundial de Jovens Luso-Descendentes & Friends. Este evento, é destinado aos jovens, com idade entre 18 e 40 anos, com o programa repartido entre Lisboa e outras regiões de Portugal, dando a conhecer aos participantes o seu país de origem, a sua história, costumes e tradições, providenciando ao mesmo tempo momentos de lazer e intercâmbio cultural.

Apesar disto tudo, temos a sensação de que há ainda muito por fazer nesta sociedade imensa dos cinco milhões de portugueses e luso-descendentes residentes no mundo. É precisamente por eles que no nosso dia-a-dia temos como "alma mater" do nosso trabalho, a sensibilização da sociedade em Portugal para esta realidade, e sobretudo para que nenhum de nós esqueça este imenso "Portugal" que vive no estrangeiro.
Porque uma Nação só vale pelo seu todo e metade de uma Nação é apenas metade de coisa nenhuma, o MUNDO PORTUGUÊS continuará a trabalhar e a honrar os portugueses que residem no estrangeiro, tendo sempre como lema «AGIR SERVINDO».

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo