edição digital

Luso-americanos derrotados e vencedores em eleições em Nova Iorque

09/11/17 COMUNIDADES

Janice Duarte tornou-se nas eleições de terça-feira a primeira luso-americana a ser eleita vereadora da cidade de Mount Vernon, em Nova Iorque, enquanto Jack Martins perdeu a eleição para administrador do condado de Nassau, no mesmo Estado.

Desde 1955 que nenhum luso-americano era eleito no condado de Westchester, onde fica a cidade de Mount Vernom e existe uma numerosa comunidade portuguesa.

Os pais de Janice deixaram Fermentelos, no concelho de Águeda, há cerca de 50 anos e ainda vivem nos EUA. A lusodescendente, que foi o primeiro membro da família a licenciar-se, é vice-presidente de comunicações de uma empresa em Manhattan.

Duarte candidatou-se como independente, embora seja filiada no partido Democrata, e pediu durante a campanha uma nova forma de fazer política na cidade.

"O nosso horizonte está nublado e cheio de cinismo e promessas falsas, aproveitando a raiva que existe para criar confusão e deixar-nos num vazio de dignidade e discurso", disse Duarte num comício antes da eleição.

No mesmo Estado, o republicano Jack Martins perdeu a votação para administrador do condado de Nassau contra a democrata Laura Curran.

"Muito obrigado a todos os que nos apoiaram e se levantaram por um futuro mais brilhante para Nassau - olhando em frente em vez de olhar para trás. Liguei para a minha adversaria para lhe dar os parabéns. Encorajo todos a que ponham o partidarismo de lado para recuperar a confiança no governo e colocar Nassau no caminho certo", disse o luso-americano numa nota enviada à agência Lusa.

Jack Martins foi senador estadual de Nova Iorque e, no ano passado, perdeu a eleição para congressista da Câmara dos Representantes em Washington.

Bill de Blasio, um democrata, foi reeleito terça-feira como presidente de câmara de Nova Iorque.

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

Marcas Grupo