edição digital

Encontro das Comunidades Portuguesas e Luso-descendentes do Cone Sul começa hoje

03/11/17 COMUNIDADES Imagem

Este ano realiza-se de 3 a 5 de novembro, em Colonia do Sacramento, numa organização de Casa de Portugal de Montevidéu. O Encontro das Comunidades Portuguesas e Luso-descendentes do Cone Sul tem dado voz aos que integram a diáspora lusa no Uruguai, Argentina e Brasil.

Tendo como pontos altos do programa um seminário cultural e uma homenagem a José Lello, ex-secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, começa hoje em Colónia do Sacramento, no Uruguai, o XXIX Encontro das Comunidades Portuguesas e Luso-descendentes do Cone Sul.
O evento, que se realiza até 5 de novembro é este ano organizado pela de Casa de Portugal de Montevidéu e ao longo de quase três décadas tem dado voz aos que integram a diáspora lusa no Uruguai, Argentina e Brasil.
São aguardadas cerca de 350 pessoas para o Encontro deste ano, entre participantes associativos e autoridades portuguesas e uruguaias. À delegação da Casa de Portugal de Montevidéu, juntam-se os representantes da Casa de Portugal de Salto e da Casa de Azores de San Carlos ‘Los Azoreños’, ambas do Uruguai.
Do Brasil irão membros do Centro Portugués de Rio Grande (RS), do Centro Portugues de Ijuí, do Centro Portugués de Pelotas e da Casa de Portugal de Porto Alegre. A diáspora lusa na Argentina far-se-á representar pelo Conselho das Comunidades Portuguesas naquele país.

Homenagem a José Lello
O Encontro deste ano homenageia o ex-secretário de Estado das Comunidades Portuguesa, José Manuel Lello, falecido há um ano e que, enquanto titular da pasta das Comunidades Portuguesas, marcou presença en encontros anteriores e foi ainda o principal responsável pelo acordo de geminação entre a cidade portuguesa de Guimarães e Colónia de Sacramento, cidade uruguaia de simboliza a presença portuguesa neste país. A cidade foi fundada em 22 de janeiro de 1680 por Manuel Lobo, então Governador da Capitania Real do Rio de Janeiro, a mando do reino português.
A agenda do Encontro inclui a inauguração da Mostra das Comunidades Portuguesas e de uma exposição fotográfica, a realização do seminário cultural ‘Diáspora e Associativismo: Património, Cultura e Herança’ e um desfile de todas as delegações participantes até à Basília do Santíssimo Sacramento.
O dia 4 de novembro será preenchido quase na totalidade pelo seminário cultural. O debate terá como objetivos reforçar o espaço de discussão e de práticas com potencial de desenvolvimento comunitário e de preservação da cultura e do património portugueses; fortalecer o intercâmbio entre as comunidades portuguesas do Cone Sul; promover a partilha de projetos das diferentes comunidades e associações, incentivando a criação de grupos de trabalho regionais; reforçar vínculos de pertença à cultura portuguesa; estimular a participação de jovens e adultos, desenvolvendo as bases para a criação de uma plataforma de jovens líderes das comunidades da diáspora, procurando desenvolver as suas capacidades de liderança; difundir o património cultural e artístico, material e imaterial, de Portugal através da partilha de projetos comunitários; reforçar os laços históricos e afetivos entre a comunidade portuguesa e Colónia do Sacramento, colaborando com a sua dinamização cultural.

'Visitante Ilustre'
Outro ponto alto do evento é aquele que marca o seu início. Hoje à noite, no salão de Atos do Palácio do Governo Departamental, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luis Carneiro, e os deputados da Assembleia da República de Portugal que participam no Encontro, vão receber das autoridades departamentais a distinção de ‘Visitante Ilustre’.
Desde a sua primeira edição, em 1988, o Encontro das Comunidades Portuguesas e Luso-descendentes do Cone Sul tem dado voz a clubes e associações comunitárias, a portugueses e luso-descendentes que integram a diáspora lusa no Uruguai, Argentina e Brasil.

Ana Grácio Pinto

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

Marcas Grupo