edição digital

Ilha Terceira foi palco do Congresso Anual das Academias do Bacalhau

28/10/17 COMUNIDADES Imagem

A organização desta edição coube à Academia do Bacalhau da Ilha Terceira que correspondeu ao desafio lançado em Estremoz na sua plenitude com um evento de alto nível que não deixou ninguém indiferente. A Portugalidade, a Solidariedade e Amizade estiveram em destaque.

Conforme viemos anunciando o 46º Congresso das Academias do Bacalhau teve lugar na Ilha Terceira nos Açores. O evento contou com mais de 450 compadres vindos de toda a parte do mundo que, ao longo dos quatro dias do programa, percorreram a Ilha Terceira, usufruindo da beleza única proporcionada pelas paisagens desta ilha, bem como da cultura, da gastronomia e da música característica da região. Do continente africano marcaram presença delegações das Academias do Bacalhau de Luanda, de Maputo, de Pretória, de Mbabane, da Namíbia, de Pietermaritzburg, de Durban e de Nelspruit. Do continente americano vieram delegações de Caracas e Maracay, na Venezuela, de New Jersey, Long Island e New England, nos EUA e de Toronto, no Canadá. De Portugal e do resto da Europa marcaram presença as delegações das Academias das Ilhas do Faial, Terceira e Ponta Delgada, em S. Miguel nos Açores. Também veio uma delegação da Madeira, de Lisboa, Costa do Estoril, Setúbal, Ribatejo, Porto, Minho, Serra da Estrela e Estremoz, a Academia organizadora do congresso de 2016. Paris, Rouen, Lyon, Bruxelas, Luxemburgo também se fizeram representar com a presença dos seus presidentes e vários compadres.
Na sessão de abertura do congresso marcaram presença o secretário regional adjunto da presidência para os Assuntos Parlamentares, Berto José Branco Messias, Paula Ramos, vice-presidente da câmara municipal da Praia da Vitória e José Gabriel de Meneses, presidente da câmara municipal de Angra do Heroísmo.
A ordem de trabalhos foi extensa e o consenso nem sempre fácil de atingir, no entanto, no final todos estavam satisfeitos com as votações tendo sido aprovado o lema deste congresso, o congresso da ‘Solidariedade Ativa’. Francisco Aquilino Pereira, presidente da Academia da Ilha Terceira e o compadre Jorge Belerique, da mesma Academia, moderador do debate estavam muito satisfeitos com o consenso obtido neste congresso. Ainda antes de terminar, José Contente, presidente da Academia-mãe apresentou o congresso do próximo ano que terá lugar em outubro na cidade de Joanesburgo na África do Sul.
O dia de congresso terminou com um elegante jantar de gala no Clube de Golf da Ilha Terceira onde marcaram presença várias entidades oficiais, bem como o vice-Presidente do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial dos Açores, Sérgio Humberto Rocha de Ávila. Durante o jantar, para além de outros donativos, foram entregues duas ambulâncias para as corporações de bombeiros da Praia da Vitória e de Angra do Heroísmo.
Portugalidade, amizade e solidariedade são o lema das Academias do Bacalhau que, um pouco por todo o mundo, realizam tertúlias e eventos com o objetivo de ajudar quem mais precisa.

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

Marcas Grupo