edição digital

Incêndios: Número de mortos aumenta para 36, sete pessoas desaparecidas

16/10/17 ATUALIDADE Imagem

O número de mortes ocorridas devido aos incêndios florestais que lavram no país desde domingo aumentou para 36 e estão desaparecidas sete pessoas.

Segundo a adjunta nacional de operações da Proteção Civil Patrícia Gaspar, que falava num 'briefing' na sede da ANPC no concelho de Oeiras, distrito de Lisboa, a 36.ª vítima mortal é um homem que estava hospitalizado no Hospital de Viseu.

De acordo com o presidente do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, Cílio Correia, trata-se de um homem de 48 anos - que se encontrava com queimaduras em 80% a 90% do corpo – e que acabou por morrer durante a tarde de hoje.

A Proteção Civil indicou que há 62 feridos, dos quais 15 graves. Um destes feridos graves é bombeiro e há ainda outros 19 bombeiros com ferimentos ligeiros.

Foram ainda assistidas nos locais junto dos incêndios 40 pessoas.

As centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram pelo menos 38 mortos e dezenas de feridos, além de terem obrigado a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que o Governo assinou um despacho de calamidade pública, abrangendo todos os distritos a norte do Tejo, para assegurar a mobilização de mais meios, principalmente a disponibilidade dos bombeiros no combate aos incêndios.

Portugal acionou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil e o protocolo com Marrocos, relativos à utilização de meios aéreos.

Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos este ano, depois de Pedrógão Grande, no verão, um fogo que alastrou a outros municípios e que provocou 64 mortos e mais de 250 feridos.

 

Localizção de 34 vítimas:

Coimbra: Penacova (2); Nogueira do Cravo (2); Vilela (1); Quinta do Ribeiro (2); Cerdeira (2); Salgueiral (1), São Martinho da Cortiça (1); Quinta da Barroca (3)

Viseu: Vouzela (6); Tondela (3); São Joaninho (4), São Jorge (1), Nelas (1); Carregal do Sal (1); A25 (1); Coço (1); Hospital de Viseu (1)

Castelo Branco: Sertã (1)

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

Marcas Grupo