edição digital

A manter a preferência na Madeira e a crescer nos restantes mercados

03/10/17 AGRO-ALIMENTAR Imagem

A Empresa de Cervejas da Madeira foi fundada há 145 anos. É a maior empresa regional de produção e distribuição de bebidas na Região Autónoma da Madeira. Produz cervejas, refrigerantes e águas e mantém uma aposta constante na exportação, como sublinhou Nuno André Freitas, diretor-geral da empresa

A Empresa de Cervejas da Madeira, Lda (ECM) é a maior empresa regional de produção e distribuição de bebidas na Região Autónoma da Madeira, certificada pelas normas nacionais e europeias (ISO 9001 e ISO 14001). Fabrica, comercializa e distribui marcas próprias de cervejas, refrigerantes e águas, representando ainda marcas prestigiadas noutras categorias (espirituosas, vinhos, sumos e néctares, águas, leites, azeites, vinagres e molhos). Fazendo parte do universo do Grupo Pestana, maior grupo hoteleiro português já com forte investimento internacional, a qualidade e garantia das marcas da ECM decorrem de uma longa experiência fabril dos seus fundadores, com mais de 145 anos.
A ECM assumiu-se sempre como empresa regional, tendo contudo uma postura de abertura na perspectiva de acompanhar a evolução do mercado apostando especialmente na qualidade, no serviço, na rapidez de resposta e na pró-actividade. Com uma equipa de 313 colaboradores, serve aproximadamente 3500 clientes e tem uma cobertura de 100% dos pontos de venda da Região. Para corresponder às necessidades dos seus clientes, a ECM proporciona um sistema de pré-venda com entrega em 24 horas tendo a maior força de vendas no sector na Região, um serviço de televenda e uma Linha Verde ao serviço do cliente, o que lhe confere também uma grande capacidade de implementação de promoções e acções de marketing na totalidade das lojas.
Mais recentemente a ECM tem vindo a desenvolver esforços para que os seus produtos estejam à disposição das comunidades portuguesas em todo o mundo. Sendo a mobilidade uma característica da população madeirense, estima-se que actualmente existam cerca de 1 milhão de madeirenses espalhados pelo mundo, com a tradição de preferência pelos produtos da ECM. Para nos dar conhecer melhor esta empresa, entrevistámos Nuno André Freitas, diretor-geral desta empresa.

Estamos perante a maior empresa regional de produção e distribuição de bebidas na Região Autónoma da Madeira, com um longo historial. Que produtos fabrica e comercializa?
NUNO ANDRÉ FREITAS - A ECM fabrica e comercializa a Cerveja Coral (Branca, preta, sem álcool branca, sem álcool preta), Refrigerantes Brisa (entre os quais a emblemática Maracujá), Refrigerantes sem gás Bri Sol, Água Atlântida sem e com gás.
Fabrica e comercializa ainda sob licença a Pepsi, 7Up, e Sumol. Comercializa ainda Compal, Carlsberg, Lipton, Sommersby, Água Serra da Estrela, Água Vitalis, Red Bull, diversas marcas de vinho.

A Empresa de Cervejas da Madeira integra o universo do Grupo Pestana, maior grupo hoteleiro português já com forte investimento internacional. E tem quase um século e meio a fornecer o mercado regional e a exportar...
É de facto uma batalha diária, pois apesar dos nossos muito honrosos 145 anos estamos inseridos num mercado regional/nacional dominado por multinacionais (Heineken, Carlsberg, Coca-Cola) onde uma pequena empresa 100% portuguesa de cariz regional luta para poder ombrear em termos de preferência do consumidor com os gigantes mundiais, e temos ainda conseguido crescer fora de fronteiras.
Continuamos a ter a preferência do consumidor na Madeira, temos crescido nos restantes mercados onde estamos implantados. Naturalmente que fazer parte do Grupo Pestana é uma segurança, mas também uma responsabilidade extra, pois as exigências internas de um Grupo Hoteleiro desta dimensão obrigam todas as empresas do mesmo a desempenhos cada vez pais eficientes.

Um grande empregador da ilha. Quantas pessoas emprega?
São 313 colaboradores.

Tem produtos que muito dizem aos madeirenses e uma cerveja de uma qualidade medalhadas em concursos internacionais. Os vossos produtos há muito que são exportados. A Coral já chegou à China, foi por vós anunciado. Para onde exportam os vossos produtos?
Actualmente temos operações regulares com alguma dimensão significativa para: China, Reino Unido, Dubai, EUA, Canadá, Luxemburgo, França, Japão.

A exportação em termos de vendas já representa quanto? Vão continuar a apostar nos mercados internacionais?
Exportamos cerca de 15% da nossa produção e o plano é para continuar a crescer fora.

Inovação e novos produtos fazem parte da vossa estratégia para próximos tempos?
Em todos os sectores da economia a inovação é muito importante, mas num sector de bens de grande consumo é fundamental e imprescindível, estamos sempre a investir nesse sentido, e os próximos tempos serão demonstrativos disso mesmo, nomeadamente através de programas conjuntos com a Universidade da Madeira.

Tem marcado presença no SISAB PORTUGAL. O evento mostra interesse para a divulgação e ajuda à internacionalização dos produtos da ECM?
O SISAB tem sido uma montra muito importante para os produtos alimentares portugueses pelo mundo fora.

A forte comunidade madeirense tem sido importante para levar os produtos ECM para os países onde estão?
Quem conhece a qualidade dos nossos produtos é sempre um embaixador importante na divulgação e consumo dos mesmos, e aí estão os nosso emigrantes, que reconhecem a qualidade dos nossos produtos, que por isso são nossos consumidores fieis e a quem estimamos e agradecemos sempre a preferência.

 

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

Marcas Grupo