edição digital

A Praia do Castelo do Queijo no Porto está mais limpa

26/09/17 REGIONAL Imagem

Cerca de 400 voluntários limparam o areal e a zona rochosa da Praia do Castelo do Queijo no dia 22 de setembro. Ao todo foram reunidos 360 quilos de lixo.

Com a ajuda de 400 voluntários, o Sea Life Porto organizou uma limpeza do areal e da zona rochosa da Praia do Castelo do Queijo na passada sexta-feira, 22 de setembro. Ao todo foram reunidos 360 quilos de lixo.
“A ação do Sea Life Porto na preservação dos mares e oceanos não se restringe ao espaço do aquário. Anualmente vimos até à praia para recolher o lixo acumulado durante o verão e, este ano, pudemos contar com 400 voluntários, um número recorde no oitavo ano desta iniciativa”, explicou Rui Ferreira, diretor-geral do aquário portuense. “Ficamos muito contentes com esta adesão em massa, prova de que as gerações mais novas estão cada vez mais consciencializadas para a proteção ambiental”, acrescentou.
Beatas de cigarro estão entre os materiais mais depositados no areal, mas esta ação dinamizada pelo Sea Life Porto “tem verificado que, ano após ano, o volume de lixo recolhido é menor”. Este ano, a limpeza de praia aconteceu no primeiro dia de outono e já após o fim da época balnear, com um número de voluntários a quintuplificar face ao ano anterior, informou o Sea Life Porto.
A Praia do Castelo do Queijo deve nome o facto de estar localizada junto ao Forte de São Francisco Xavier do Queijo, antiga fortificação defensiva do século XV, popularmente conhecida como Castelo do Queijo. Segundo a tradição, no sítio onde foi edificado havia uma enorme pedra de forma arredondada, semelhante a um queijo.
A sua paisagem é dominada por afloramentos rochosos que envolvem o areal e os seus visitantes.
O Sea Life Porto é um oceanário com mais de 3000 criaturas. Permite caminhar pelo primeiro túnel subaquático do país e atravessar 500 mil litros de água. Aloja a maior colecção de raias-focinho-de-vaca do país e uma grande coleção de animais peculiares como a raia-ratão-águia, o peixe-porco-palhaço, o peixe-vaca, o peixe-cachimbo ou a tartaruga Mariza.

 

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

Marcas Grupo