edição digital

Andorra: Marcelo Rebelo de Sousa junta-se hoje ao dia nacional e encontra-se com comunidade portuguesa

08/09/17 COMUNIDADES Imagem

O Presidente da República junta-se hoje à Festa da Virgem de Meritxell, dia nacional de Andorra, e encontra-se com membros da comunidade portuguesa, encerrando assim a sua visita oficial a este país.

Marcelo Rebelo de Sousa está em Andorra desde quinta-feira, dia em que se reuniu com o chefe do Governo, Antoni Martí Petit, e foi recebido num jantar de gala pelo copríncipe episcopal, Joan Enric Vives i Sicília - que divide a chefia do Estado deste principado com o Presidente da República Francesa.

Hoje de manhã, vai participar nas celebrações do dia nacional, assistindo a uma missa em honra da padroeira do principado, no Santuário da Basílica de Meritxell, seguindo-se um convívio em que se dançará a sardana, dança de roda tradicional catalã, e um almoço oferecido pelo chefe do Governo andorrano.

Logo à chegada a Andorra, na quinta-feira, o Presidente da República deu um passeio a pé e cumprimentou dezenas de emigrantes portugueses que o esperavam nas ruas, mas o encontro com a comunidade portuguesa está reservado para a tarde de hoje, num complexo desportivo onde antes haverá uma atuação do cantor David Carreira.

O chefe de Estado viajou acompanhado pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e por deputados das cinco maiores bancadas da Assembleia da República: Ulisses Pereira, do PSD, Carla Tavares, do PS, Ana Virgínia Pereira, do PCP, Ana Rita Bessa, do CDS-PP, e Jorge Campos, do BE.

Com perto de 11 mil pessoas, segundo dados oficiais do Departamento de Imigração de Andorra, a comunidade portuguesa é a segunda maior neste país, depois da espanhola, representando cerca de 13% da população total. Em termos percentuais, é a segunda com maior peso, a seguir à comunidade portuguesa no Luxemburgo.

Andorra é o 23.º país a que Marcelo Rebelo de Sousa se desloca desde que tomou posse como Presidente da República, em 09 de março de 2016.

Neste ano e meio, já se deslocou - para visitas oficiais ou cimeiras e outras iniciativas pontuais - ao Vaticano, a Espanha, França, Itália, Moçambique, Alemanha, Marrocos, Brasil, Bulgária, Estados Unidos da América, Suíça, Cuba, Colômbia, Reino Unido, Bélgica, Cabo Verde, Senegal, Croácia, Luxemburgo, México, Lituânia e Grécia.

Localizado na cordilheira dos Pirenéus, o Principado de Andorra tem o euro como moeda, apesar de não integrar a União Europeia, e o catalão como língua oficial e uma economia centrada no turismo e nos serviços financeiros.

Faz parte, como Portugal e Espanha, da Comunidade Iberoamericana de Nações, e recebeu também a visita do anterior chefe de Estado português, Aníbal Cavaco Silva, há sete anos, em março de 2010.

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

Marcas Grupo