edição digital

Marcelo Rebelo de Sousa no dia nacional de Andorra com receção à comunidade portuguesa

05/09/17 COMUNIDADES Imagem

O Presidente da República vai deslocar-se a Andorra entre quinta e sexta-feira, numa visita oficial em que marcará presença no dia nacional do principado e que tem no programa uma receção à comunidade portuguesa.

Segundo uma nota à imprensa da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa "pretende valorizar o papel da comunidade portuguesa e luso-descendente residente em Andorra", que é a segunda maior neste país, a seguir à espanhola, representando 13% da população total.

O chefe de Estado viajará acompanhado pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e por deputados das cinco maiores bancadas da Assembleia da República: Ulisses Pereira, do PSD, Carla Tavares, do PS, Ana Virgínia Pereira, do PCP, Ana Rita Bessa, do CDS-PP, e Jorge Campos, do BE.

Durante as cerca de 24 horas que estará em Andorra, terá encontros com o chefe do Governo, Antoni Martí Petit, e com o copríncipe episcopal, Joan Enric Vives i Sicília - que divide a chefia do Estado deste principado com Presidente da República Francesa. Será também recebido na Câmara Municipal de Andorra-a-Velha.

Os encontros institucionais decorrerão durante a tarde e a noite de quinta-feira, véspera da Festa da Virgem de Meritxell, dia nacional de Andorra.

Na sexta-feira de manhã, o Presidente da República participará nas celebrações, assistindo a uma missa em honra da padroeira do principado, seguindo-se um convívio em que se dançará a sardana, dança de roda tradicional catalã.

O Principado de Andorra também foi visitado pelo anterior chefe de Estado português, há sete anos, em março de 2010.

Na altura, Aníbal Cavaco Silva deslocou-se ao Túnel dos Valires, em Andorra, para homenagear as vítimas do acidente ali ocorrido meses antes, em novembro de 2009, no qual morreram cinco portugueses que trabalhavam em obras no local.

Marcelo Rebelo de Sousa também tem prevista uma passagem por este túnel, com um minuto de silêncio em homenagem às vítimas portuguesas, após um almoço oficial oferecido pelo chefe do Governo de Andorra.

A receção à comunidade portuguesa e de luso-descendentes será o último ponto do seu programa, antes de regressar a Lisboa.

De acordo com dados do Departamento de Imigração de Andorra, residiam neste país, em 2016, 10.784 portugueses.

A nota divulgada pela Presidência da República refere que a economia de Andorra se centra principalmente no turismo, estimando-se que receba oito milhões de visitantes por ano, e nos serviços financeiros, que representam 16% do Produto Interno Bruto (PIB).

A balança comercial de bens é favorável a Portugal, que teve exportações para Andorra de cerca de três milhões de euros em 2016.

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

Marcas Grupo