edição digital

Nossa Senhora do Monte celebrada em Montreal

08/08/17 COMUNIDADES Imagem

A Missão Portuguesa de Santa Cruz, em Montreal, Canadá, volta a organizar as ceromónias em celebração da Nossa Senhora do Monte, às quais acolhem todos os anos, várias centenas de pessoas.
A eucaristia vai realizar-se no dia 13 de agosto, presidida pelo Padre Óscar Andrade, pároco da Visitação, que se desloca a Montreal a convite da organização. Refira-se que em Montreal reside a segundo maior comunidade lusa no Canadá, a seguir à de Toronto.
Além da componente religiosa, volta a organizar-se o afamado arraial tipicamente madeirense. Este ano a aimação estará a cargo do grupo Monte Real Band que se desloca da Madeira para atuar na festa que decorrerá nos dias 12 e 13.
A Missão Portuguesa de Santa Cruz na cidade de Montreal foi fundada em 1964 e oficialmente inaugurada em 1965. É uma paróquia ligada à Obra Católica Portuguesa das Migrações. A sua fundação deve-se a um grupo de portugueses denominado União Católica Portuguesa do Canada cuja organizarão data de 1956. Tem como final prestar apoio religioso aos emigrantes portugueses que se foram concentrando na cidade.

Veneração secular
A imagem de Nossa Senhora do Monte é venerada na Madeira desde os primórdios do povoamento da ilha. A igreja que acolhe a imagem foi construída sobre os alicerces da primitiva ermida mandada construir por Adão Gonçalves, filho de Gonçalo Aires Ferreira, escudeiro do Infante e povoador da ilha. Mais tarde, por exigências do culto e aumento do número de fiéis, a igreja foi ampliada.
Em 1748 um terramoto deixou-a quase arruinada. Ao longo dos séculos, o templo passou por diversas obras que o embelezaram e criaram uma fachada singela com as suas duas torres sineiras, que se avistavam do mar, e serviam como ponto de referência para os marinheiros.
Numa das capelas laterais foi colocado o túmulo de Carlos de Habsbourg, último imperador da Áustria, que viveu, em exílio, na Madeira, once chegou em 1921 com a sua mulher, a imperatriz Zita, e os seus sete filhos. Ficaram hospedados na Quinta do Monte, onde o monarca morreu, de broncopneumonia, a 1 de Abril de 1922.
A igreja de Nossa Senhora do Monte alberga todos os anos milhares de romeiros, nos dias 14 e 15 de Agosto, num dos maiores arraiais da Madeira.

 

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

Marcas Grupo