edição digital

“Temos as nossas necessidades básicas plenamente garantidas”

14/07/17 ATUALIDADE Imagem

Alcobaça | Entrevista ao Presidente da Câmara Paulo Inácio

Estando Alcobaça integrada na Região de Turismo que mais cresce em Portugal que estratégias é que o município tem desenvolvido nesta área?
A estratégia do Município de Alcobaça para afirmação do território passa essencialmente pelo equilíbrio entre o ambiente e o património. O Parque Verde e o Hotel do Mosteiro de Alcobaça, obras que estão em plena execução, são os exemplos mais visíveis. Mas não nos podemos esquecer da promoção ao Mosteiro de Coz, do futuro percurso multi-modal (pedonal, ciclável e transporte elétrico) entre Alcobaça e Nazaré ao longo do rio Alcoa, do pavilhão multiusos a ser construído no atual MercoAlcobaça, entre outros. A gastronomia inscreve-se naturalmente neste contexto de afirmação do território alcobacense. Dou como exemplos a Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais ou o apoio dado à Associação dos Agricultores da Região de Alcobaça na criação e promoção da marca Porco Malhado de Alcobaça. Destaque também para a promoção das nove praias do concelho com natural primazia para São Martinho do Porto e Paredes da Vitória. São Martinho do Porto foi considerada pelo site eDreams como a melhor praia do país para a família enquanto que Paredes da Vitória tem vindo a destacar-se como uma das melhores praias para aprendizagem do surf. Ambas ostentam os galardões Bandeira Azul. Fomos também distinguidos pelo site Trivago como um dos 10 Destinos de Natureza e Cultura Emergentes em Portugal.

Em matéria de saúde e assistência que investimentos têm sido feitos para serviço da população?
A inauguração da Unidade de Saúde de São Martinho do Porto (em 2016) foi mais uma etapa da requalificação da rede de cuidados de saúde primários. Nos próximos meses estarão concluídas as obras da USF da Benedita e será aplicado o protocolo com o Estado Português para que este realize obras de requalificação da USF de Alcobaça, ao passo que o Município fará a requalificação do Centro de Saúde de Turquel, cujo auto de consignação foi recentemente assinado. Está também a ser feito, em estreita colaboração com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, um levantamento das necessidades das restantes unidades de saúde do concelho. A qualidade dos cuidados de saúde para todos os munícipes, numa lógica de proximidade, é uma preocupação constante nas políticas deste executivo.

Que apoios tem a Câmara desenvolvido para a educação e infância no concelho?
Em 2015, a Câmara de Alcobaça implementou o Plano de Ação Social Alargada através do qual concede a todos os alunos do 1º ciclo, sem exceção, todos os manuais e materiais escolares. Trata-se de um projeto pioneiro que apoia toda a comunidade escolar que frequenta o 1º ciclo. Todas as crianças merecem ter as mesmas oportunidades no início do seu percurso escolar e é isso mesmo que a Câmara de Alcobaça garante com esta iniciativa. É uma ajuda para as famílias que deste modo sabem que podem contar com o seu município para os ajudar a suportar os elevados custos destes materiais que agora estão ao seu dispor gratuitamente. Estamos também a desenvolver em parceria com os museus da cidade e com as escolas, diversas ações de serviço educativo e apoiamos a publicação de obras literárias de carater infanto-juvenil que incutem nas novas gerações um sentimento de pertença e de identificação à sua terra.

Sendo Alcobaça um concelho de forte empreendedorismo económico quais são os grandes anseios da câmara nesta matéria?
O concelho de Alcobaça tem o seu setor industrial e empresarial em pleno crescimento com total disponibilidade e cooperação por parte do Município, por via do intermunicipalismo e do apoio às associações empresariais da região. Acreditamos que é esse o verdadeiro papel de uma autarquia neste contexto: ser um parceiro privilegiado de quem quer investir no concelho com responsabilidade e sustentabilidade económica, ambiental e social. Os números oficiais abrem boas perspetivas para o futuro do concelho de Alcobaça. Temos uma balança comercial positiva, acima dos 150% e uma taxa de desemprego situada nos 6,4% ao passo que a média nacional é ligeiramente inferior a 10%. Registamos com agrado o crescente interesse de novas empresas em instalarem-se no concelho, nomeadamente em Pataias. E não podemos esquecer que a futura Área de Localização Empresarial da Benedita recebeu recentemente aprovação dos órgãos supra-municipais depois de anos de impasse.

O desporto, o Associativismo e a cultura são também hoje uma importante realidade no concelho de Alcobaça. Que tipo de apoio estas atividades têm da Câmara?
Alcobaça pratica uma política de incentivos às instituições desportivas e culturais bastante abrangente e é dos concelhos mais ativos e culturalmente relevantes do país, tendo em conta a projeção nacional e internacional de eventos como a Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais, o Cistermúsica, Aljubarrota Medieval, entre muitos outros. Tem em funcionamento há já alguns anos uma série de iniciativas de apoio à comunidade sénior do concelho, desde passeios por todo o país, atividades desportivas e culturais, assim como serviços de apoio ao domicílio.

Como é que a Câmara tem apoiado o trabalho das juntas de freguesia no seu trabalho em prol das populações?
O trabalho da Câmara Municipal de Alcobaça é feito em estreita colaboração com as Juntas de Freguesia, sendo estas responsáveis por reportar as suas prioridades em termos de melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes. A política de reforço de autonomia das Juntas levada a cabo há alguns anos trouxe aos diversos territórios do concelho uma renovada capacidade de desenvolvimento.

Alcobaça é um bom sítio para se viver atualmente? Porquê?
O Município desenvolveu um incansável trabalho ao longo dos últimos anos e vários são os setores onde isso se comprova. Temos as nossas necessidades básicas plenamente garantidas: somos dos poucos municípios com qualidade de água a 100% e uma taxa de saneamento que serve mais de 80% da população. A Câmara Municipal lançou recentemente um dos maiores programas de alcatroamento de estradas e acessos de que há memória, investindo mais de um milhão de euros. Todo o concelho tem beneficiado de condições de circulação automóvel melhoradas. Destaco as obras feitas na Estrada Municipal 549, que liga Alcobaça a Pataias, uma reivindicação de longa data da comunidade que conseguimos resolver em estreita parceria com o Município da Nazaré. A recuperação da rede rodoviária será uma aposta a manter nos próximos anos. O nosso foco principal incide sobre as condições de vida dos munícipes apostando em políticas sociais sólidas e sustentáveis. Fomos pioneiros na implementação do programa de concessão de livros escolares a todos os alunos do 1º ciclo sem olhar a escalões. Aderimos ao IMI familiar que agora se encontra próximo dos patamares mínimos. A nossa rede de cuidados de saúde primários está quase concluída faltando apenas alguns trabalhos de melhoramentos nos centros de saúde de Turquel e Alcobaça. Temos uma rede de apoio social com IPSS dinâmicas e modernizadas. Conseguimos obter financiamento dos fundos comunitários para os centros escolares de Turquel, Alfeizerão, Pataias e Cela que serão construídos na exata medida das necessidades de cada freguesia.

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

Marcas Grupo