edição digital

Em Melgaço há leituras ao ar livre até setembro

11/07/17 CULTURA Imagem

O projeto tem como objetivo estimular a criação e o desenvolvimento de hábitos de leitura durante as férias de verão

Entre 4 de julho e 1 de setembro, a Biblioteca Municipal de Melgaço tem uma nova ‘sede’. A morada tradicional mantém-se, mas há livros que livros rumam até outras paragens.
É o projeto Bibliotecas de verão’ que “convida a momentos de descontração com a natureza como pano de fundo”, comor efere uma nota divulgada pela autarquia.
Até 1 de setembro, é possível desfrutar de leituras ao ar livre através da ‘Biblioteca de Jardim’ - instalada nos jardins da Alameda Inês Negra - e da ‘Bibliopiscina’ - a funcionar no Centro de Estágios de Melgaço.
A iniciativa convida a ler um livro, um jornal ou uma revista, a jogar um jogo ou a assistir a uma atividade de animação desfrutando da natureza, assinalando também o Dia Mundial das Bibliotecas, celebrado mundialmente a 1 de julho.
“Este é um projeto que estimula a criação e o desenvolvimento de hábitos de leitura durante as férias de verão, ao mesmo tempo que se realizam pequenas dramatizações, teatro de marionetas, ateliers de expressão plástica, dramática e corporal, sessão de contos e jogos, especialmente vocacionados para o público infantil e juvenil. Pretende-se implementar serviços em espaços informais, de modo a proporcionar o acesso da população à consulta e leitura de livros, jornais e revistas, contribuindo assim para responder às necessidades de informação e de lazer e atrair novos leitores”, explica fonte da autarquia.
Este serviço municipal está aberto a todos. Nas ‘Bibliotecas de Verão’ poderão inscrever-se como leitores da Biblioteca Municipal de Melgaço, ler e requisitar livros, revistas, audiovisuais e material multimédia, participar nas atividades de promoção da leitura. Os serviços básicos da biblioteca são gratuitos.
Com a ‘Bibliopiscina - Mergulhos na leitura’ a população pode requisitar para leitura em casa ou para leitura de presença, os livros e revistas ali existentes.
Funciona nas Piscinas do Complexo Desportivo e de Lazer – Centro de Estágios, à 3ª e 5ª entre as 14h30 e as 17h30.
Já a ‘Biblioteca de Jardim - Jardim de letras’, destina-se aos mais jovens do concelho. Funciona numa casinha em madeira no centro da vila. Ali, pais e filhos podem participar em animação da leitura, jogos, ateliers, hora do conto, entre outras atividades. Além, é claro, de poderem requisitar livros. É preciso apenas fazer a inscrição, no caso das instituições que participem em grupo.
Na Alameda Inês Negra, junto à Praça da República, à 4ª e 6ª das 14h30 às 17h30.
O executivo municipal informa apenas que a “a frequência na Biblioteca implica a observância das normas sociais de comportamento”. “As crianças não deverão ser deixadas sozinhas, sendo que os pais e/ou acompanhantes são os responsáveis pela segurança e comportamento das mesmas”, acrescenta.
Ana Grácio Pinto

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

Marcas Grupo