edição digital

Celebrações do centenário de Fátima em Arnouville

12/05/17 COMUNIDADES Imagem

A Comunidade Portuguesa de Arnouville vai realizar uma grandiosa homenagem a Nossa Senhora de Fátima que é já uma tradição entre os habitantes desta localidade a norte de Paris. Este ano a organização vai realizar pela primeira vez uma procissão com a imagem da Virgem Maria que vai percorrer as ruas em torno da Igreja de Notre Dame de la Paix.

No próximo dia 13 de Maio vai acontecer aquela que é já uma tradição local da comunidade portuguesa de Arnouville Les Gonesse, a festa em homenagem a Nossa Senhora de Fátima.
Este ano, por ocasião das celebrações do centenário das aparições de Nossa Senhora em Fátima, a festa vai incluir uma inédita procissão com a imagem de Nossa Senhora de Fátima oferecida por um emigrante da freguesia para cumprir uma promessa antes de rumar para outros destinos entretanto desconhecidos. É a primeira vez que a organização, pelas 18 horas sai com a imagem em procissão neste evento, espera-se um momento solene muito bonito.
Estas festividades em honra de Nossa Senhora de Fátima acontecem todos os anos nos dias 13 de maio e 13 de outubro, na igreja de Notre-Dame-de-la-Paix, em Arnouville Gonesse, frequentada pela comunidade portuguesa local.
A organização da festa em homenagem a Nossa Senhora de Fátima é organizada nesta freguesia da região sudeste do Val-d’Oise, a norte de Paris há pelo menos 30 anos e costuma receber mais de 250 pessoas que vêm de todos os pontos de França. Tem crescido nos últimos anos e a organização espera ter tudo melhorado este ano.
O ‘Mundo Português’ falou com José Ferreira, Maria de Fátima Oliveira e o esposo Jorge da Silva que juntamente com um grupo de amigos trabalham na organização desta festividade nesta altura do ano. Ao nosso jornal os organizadores do evento contaram que Arnouville tem uma grande comunidade de portugueses mas todas as pessoas são bem-vindas a este festa e todo o povo se vai sentir bem e relembram que esta festa não é só para comunidade portuguesa, é para todos, portugueses, franceses e as outras comunidades, cristãos ou não cristãos. A Missa será presidida pelo padre da paróquia, Augustin Mbazoa e no final da sessão solene haverá lugar a um ‘vers d’amitié’. Durante a missa vai haver uma atuação do Grupo Coral que vai entoar cantigos e músicas em língua portuguesa. Espera-se uma festa bonita onde os costumes e tradições do nosso belo Portugal serão recriados e relembrados nesta comunidade.

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

Marcas Grupo