edição digital

Fátima deverá receber cerca de 45 mil peregrinos a pé

10/05/17 ATUALIDADE Imagem

Os números dizem respeito a peregrinações organizadas e comunicada àquele serviço. Ou seja, o total final dos peregrinos que vão chegar a pé ao Santuário, deverá ser superior

Cerca de 45 mil peregrinos a pé já estão a caminho do Santuário de Fátima, segundo números atualizados do Serviço de Acolhimento a Peregrinos.
A previsão inicial do padre Manuel Antunes, Assistente Espiritual do Movimento da Mensagem de Fátima, era de perto de 40 mil peregrinos a pé.
“Estes números dizem respeito a peregrinações organizadas e comunicada àquele Serviço, pelo que o total final deverá ser superior, uma vez que se continua a notar grande número de pessoas nas estradas mais próximas de Fátima”, informa o Santuário num comunicado.
Há vários anos que o Santuário de Fátima atribuiu ao Movimento da Mensagem de Fátima (MMF) a coordenação de assistência aos peregrinos a pé a Fátima nas peregrinações aniversárias, em colaboração com a Ordem de Malta, a Cruz Vermelha, os Bombeiros, os Escuteiros e a Associação dos Servitas de Nossa Senhora. Este trabalho permite disponibilizar médicos, enfermeiros e outros voluntários.
Os peregrinos a pé têm ao longo dos vários trajetos 70 postos de acolhimento, com o apoio de 1.500 voluntários, entre médicos, enfermeiros e auxiliares. Em todos os postos passou a haver assistência espiritual.
O Papa Francisco desloca-se em Peregrinação a Fátima nos dias 12 e 13 de maio para presidir ao Centenário das Aparições e à canonização de Francisco e Jacinta Marto, os mais jovens santos não-mártires da Igreja Católica.

A cerimónia passo a passo
A canonização de Francisco e Jacinta Marto vai decorrer na missa de 13 de maio, que terá início às 10 horas, no Santuário de Fátima. A cerimónia comecará logo após o cântico de entrada e a saudação inicial, proferida pelo Papa Francisco.
Os relicários em forma de candeias contendo as relíquias dos dois novos santos da Igreja Católica - uma madeixa de cabelo de Jacinta e um fragmento de osso da costela de Francisco - vão integrar o cortejo de entrada da missa, sendo colocados no altar, junto da imagem de Nossa Senhora de Fátima.
O transporte das relíquias dos mais jovens santos não-mártires da Igreja Católica será feito pela Irmã Ângela Coelho, Postuladora da Causa da Canonização de Francisco e Jacinta, e por Pedro Valinho, assessor da Postulação e atual director do Serviço de Peregrinos do Santuário.
Seguir-se-á a cerimónia de canonização dos dois Pastorinhos, a primeira realizada em Portugal, e que vai decorrer em português.
Depois da saudação inicial do Papa, o coro vai entoar o cântico Veni Creator Spiritus, assinalando o começo da cerimónia. O Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, vai pedir ao Papa que inscreva Francisco e Jacinta no ‘Livro dos Santos’ e fará uma breve apresentação da biografia dos dois novos santos. O Papa convidará então os presentes a cantarem a ladainha dos santos.
No final, irá pronuncia, em português, a fórmula da canonização:
“Em honra da Santíssima Trindade, para exaltação da fé católica e incremento da vida cristã, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e a nossa, após ter longamente refletido, invocado várias vezes o auxílio divino e escutado o parecer dos nossos irmãos no episcopado, declaramos e definimos como Santos os Beatos Francisco e Jacinta Marto, inscrevemo-los no Livro dos Santos e estabelecemos que em toda a Igreja eles sejam devotamente honrados entre os Santos”.
No final, os fiéis irão aclamar a proclamação com um cântico de júbilo, durante o qual um diácono vai incensar as duas relíquias.
Acompanhado pela Postuladora da Causa da Canonização de Francisco e Jacinta, o Bispo de Leiria, D. António Marto, irá depois agradece a proclamação e pedirá ao Papa que redija a Carta Apostólica relativa à canonização dos dois Pastorinhos.
O coro vai, de seguida, entoar o ‘Glória’, assinalando o fim da cerimónia e a continuação da missa. No final, as duas relíquias deixarão o altar com o andor da imagem de Nossa Senhora de Fátima e seguirão em cortejo até à Capelinha das Aparições, onde ficarão expostas até ao final do dia 13 de maio.
Estas reliquias vão depois regressar à Casa das Candeias, onde se encontram habitualmente, uma vez que as relíquias mais importantes de Francisco e Jacinta, os seus corpos, estão à guarda do Santuário, nos túmulos colocados nos dois lados do transepto da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo