edição digital

Fátima deverá receber cerca de 45 mil peregrinos a pé

10/05/17 ATUALIDADE Imagem

Os números dizem respeito a peregrinações organizadas e comunicada àquele serviço. Ou seja, o total final dos peregrinos que vão chegar a pé ao Santuário, deverá ser superior

Cerca de 45 mil peregrinos a pé já estão a caminho do Santuário de Fátima, segundo números atualizados do Serviço de Acolhimento a Peregrinos.
A previsão inicial do padre Manuel Antunes, Assistente Espiritual do Movimento da Mensagem de Fátima, era de perto de 40 mil peregrinos a pé.
“Estes números dizem respeito a peregrinações organizadas e comunicada àquele Serviço, pelo que o total final deverá ser superior, uma vez que se continua a notar grande número de pessoas nas estradas mais próximas de Fátima”, informa o Santuário num comunicado.
Há vários anos que o Santuário de Fátima atribuiu ao Movimento da Mensagem de Fátima (MMF) a coordenação de assistência aos peregrinos a pé a Fátima nas peregrinações aniversárias, em colaboração com a Ordem de Malta, a Cruz Vermelha, os Bombeiros, os Escuteiros e a Associação dos Servitas de Nossa Senhora. Este trabalho permite disponibilizar médicos, enfermeiros e outros voluntários.
Os peregrinos a pé têm ao longo dos vários trajetos 70 postos de acolhimento, com o apoio de 1.500 voluntários, entre médicos, enfermeiros e auxiliares. Em todos os postos passou a haver assistência espiritual.
O Papa Francisco desloca-se em Peregrinação a Fátima nos dias 12 e 13 de maio para presidir ao Centenário das Aparições e à canonização de Francisco e Jacinta Marto, os mais jovens santos não-mártires da Igreja Católica.

A cerimónia passo a passo
A canonização de Francisco e Jacinta Marto vai decorrer na missa de 13 de maio, que terá início às 10 horas, no Santuário de Fátima. A cerimónia comecará logo após o cântico de entrada e a saudação inicial, proferida pelo Papa Francisco.
Os relicários em forma de candeias contendo as relíquias dos dois novos santos da Igreja Católica - uma madeixa de cabelo de Jacinta e um fragmento de osso da costela de Francisco - vão integrar o cortejo de entrada da missa, sendo colocados no altar, junto da imagem de Nossa Senhora de Fátima.
O transporte das relíquias dos mais jovens santos não-mártires da Igreja Católica será feito pela Irmã Ângela Coelho, Postuladora da Causa da Canonização de Francisco e Jacinta, e por Pedro Valinho, assessor da Postulação e atual director do Serviço de Peregrinos do Santuário.
Seguir-se-á a cerimónia de canonização dos dois Pastorinhos, a primeira realizada em Portugal, e que vai decorrer em português.
Depois da saudação inicial do Papa, o coro vai entoar o cântico Veni Creator Spiritus, assinalando o começo da cerimónia. O Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, vai pedir ao Papa que inscreva Francisco e Jacinta no ‘Livro dos Santos’ e fará uma breve apresentação da biografia dos dois novos santos. O Papa convidará então os presentes a cantarem a ladainha dos santos.
No final, irá pronuncia, em português, a fórmula da canonização:
“Em honra da Santíssima Trindade, para exaltação da fé católica e incremento da vida cristã, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e a nossa, após ter longamente refletido, invocado várias vezes o auxílio divino e escutado o parecer dos nossos irmãos no episcopado, declaramos e definimos como Santos os Beatos Francisco e Jacinta Marto, inscrevemo-los no Livro dos Santos e estabelecemos que em toda a Igreja eles sejam devotamente honrados entre os Santos”.
No final, os fiéis irão aclamar a proclamação com um cântico de júbilo, durante o qual um diácono vai incensar as duas relíquias.
Acompanhado pela Postuladora da Causa da Canonização de Francisco e Jacinta, o Bispo de Leiria, D. António Marto, irá depois agradece a proclamação e pedirá ao Papa que redija a Carta Apostólica relativa à canonização dos dois Pastorinhos.
O coro vai, de seguida, entoar o ‘Glória’, assinalando o fim da cerimónia e a continuação da missa. No final, as duas relíquias deixarão o altar com o andor da imagem de Nossa Senhora de Fátima e seguirão em cortejo até à Capelinha das Aparições, onde ficarão expostas até ao final do dia 13 de maio.
Estas reliquias vão depois regressar à Casa das Candeias, onde se encontram habitualmente, uma vez que as relíquias mais importantes de Francisco e Jacinta, os seus corpos, estão à guarda do Santuário, nos túmulos colocados nos dois lados do transepto da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

Marcas Grupo