edição digital

Festa das Mães vai reunir as famílias portuguesas em Gross-Umstadt

09/05/17 COMUNIDADES Imagem

Organizada pela associação Marias Corações de Portugal com o apoio do Clube Operário Português de Gross-Umstadt

Numa organização da Associação Marias Corações de Portugal, o Clube Operário Português de Gross Umstadt (Georg-August-Zinn Str 68) vai ser palco, a 13 de maio, da Festa das Mães.
“Nós procuramos festejar sempre aqueles dias que são mais característicos em Portugal, e o Dia da Mãe é uma data especial. Aí, é celebrado no primeiro domingo de maio e aqui, na Alemanha, comemora-se no segundo domingo de maio. Decidimos então festejá-lo entre esses dois domingos e achamos que o sábado, 13 de maio, seria perfeito, para estarem as famílias juntas”, explica Maria do Céu Kosemund. Em declarações ao ‘Mundo Português’, a presidente da associação promete “uma festa com muita música e animação para celebrar as mães”, promete Maria do Céu Kosemund, presidente da associação.

Música, baile e desfile de misses
Uma das atrações da festa será a apresentação e desfile de misses luso-descendentes, vencedoras de concursos naquele país. Recorde-se que a Marias Corações de Portugal é a organidora oficial dos concursos Miss Queen Alemanha, Miss Comunidades Alemanha e Miss Top Model Alemanha.
“Como organizamos na Alemanha três concursos de misses, vamos fazer também um desfile na rua e uma sessão de fotos, antes da festa”, revela ainda. As misses irão acompanhadas das suas mães, porque também elas vão celebrar simbolicamente “um dia que é muito importante”, acrescenta.
Mais tarde vão apresentar-se na sala do Clube Operário Português de Gross Umstadt, onde irá decorrer a festa.
A garantir a parte musical a tarde e a noite, haverá três grandes atrações: a Banda Beto & Vítor e os cantores Enzo Lopez e Jorge Guerreiro, que vão encher a sala de ritmos portugueses e de outros países lusófonos. “Vai ser uma festa muito animada, num dia que se quer especial, a pensar em todas as mães que marcarem presença”, garante Maria do Céu Kosemund.

Clube Operário Português: 48 anos de portas abertas
Será numa associação fundada há quase 50 anos que terá lugar a Festa das Mães. Fundado em 1969 por 30 portugueses, o Clube Operário Português de Gross Umstadt, mudou de instalações em 1974, para a Obergasse, fruto do seu crescimento - tinha na altura cerca de 200 sócios, um Rancho Folclórico que se mantém em atividade até hoje, e precisava de um local mais central. Mas aquela nãos eria a sua última morada. “Em 1996, era eu presidente do Clube, a direção avançou para a compra de um terreno onde construímos a nossa sede, que foi inaugurada a 27 de setembro de 1997, pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, o saudoso José Lello, e pelo então presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto”, recorda Joaquim Castro, que regressou à presidência do Clube Operário Português.
Esta instituição, que em 1998 recebeu a Medalha de Honra das Comunidades Portuguesas “como sendo exemplar em toda a Europa pelas múltiplas atividades culturais e pela integração ativa”, nas palavras do membro do Governo responsável pela pasta das Comunidades Portuguesas, tem sido palco de inúmeros eventos, culturais e desportivos.
No dia 13 deste mês, disponibiliza à Associação Marias Corações de Portugal, a sua sala de eventos, para aí ser celebrada a Festa das Mães. “De dois em dois meses fazemos festas para os portugueses, com artistas de grande nome. Já cá tivemos, entre outros, Marco Paulo, Tony Carreira, Carlos do Carmo, numa sala que tem capacidade para receber entre 500 pessoas sentadas”, explica Joaquim Castro.
Para o Clube Operário Português, o retorno deste evento virá apenas da exploração do bar e restaurante, numa noite em que a gastronomia também marcará presença. Com várias atividades disponíveis aos sócios, como torneiros de futebol e de pesca, e ainda um rancho folclórico que já se apresentou por toda a Alemanha e países fronteiriços, esta instituição portuguesa em Gross Umstadt depende do trabalho voluntário da direção e da presença de sócios, familiares e amigos para continuar de portas abertas, e a ser uma ‘Casa de Portugual’ naquela cidade, localizada a cerca de 47 quilómetros de Frankfurt. “Este Clube está sempre de portas abertas aos portugueses, são todos bem-vindos”, convida Joaquim Castro.
A Festa das Mães começa às 19h30 e promete prolongar-se pela noite dentro.

Jorge Guerreiro, Enzo Lopez e a Banda Beto & Vítor
A Banda Beto & Vítor vai por todo o público a dançar. Mas além deste grupo musical formado por dois luso-descendentes, a festa vai levar ainda os ritmos da kozomba a e da música ligeira portuguesa. Para a apresentar, em palco estarão também o cantor luso-angolano Enzo Lopes e o cantor português Jorge Guerreiro.
Enzo Lopez deverá cantar entre outros, temas do álbum «Saudade», lançado o ano passado, e que reúne ritmos africanos e portugueses numa variedade de temas, como «’Amar de novo’, ‘Fazes-me falta’ e ‘Coração a preto e branco’, este último “uma homenagem a Angola e Portugal”, já que o cantor carrega consigo “estas duas bandeiras”, como referiu recentemente ao ‘Mundo Português’.
Natural do Cubal, em Benguela, Angola, veiocom 15 anos para Portugal. Em 2008 participou no projeto da banda ‘Irmãos Verdades’ com o tema ‘Solidão não tem fim’, grupo a que regressou em 2012 com ‘Kuduro kaliente’ e ‘Diana e se disseres’, temas que alcançaram sucesso nacional e internacional. Quatro anos depois, chegou o momento de lançar o seu disco de originais em Portugal, «Sandade».
A banda Beto & Vítor vai celebrar 10 anos de ‘estrada’, em junho próximo. Os dois luso-descendentes conhceram-se ainda crianças, aos 13 anos, mas sóa bem mais tarde voltaram a encontrar-se, qnado ambos já tinham uma carreira musical consolidada. “Começamos por tocar juntos, sem compromisso, já que cada um tinha a sua carreira, mas depois decidimos formar a banda”, conta Beto. Com atuações em vários países, como Portugal, Luxemburgo, França e Suíça, é na Alemanha que têm o seu grabnde público, que já os levou a atuar”de norta a sul do país”. Para a Festa das Ma~es, beto promete aprsentar vários ritmos, desde o fado à música tradicional, passando pela música ligeira e pelos ritmos africanos e até um pouco de música alemã.
Após o enorme sucesso da tour de 2016, e dos inúmeros espetáculos, que o levaram de norte a sul do país e além fronteiras, Jorge Guerreiro tem muitas razões para festejar e como diz a canção; “...onde os sonhos me levarem, vocês comigo estarão, levo os vossos aplausos, dentro do meu coração...” Foi nesta partilha com os seus fãs, que lançou o quarto álbum «Dança Comigo», que dá nome à Tour 2017.
É um trabalho marcado pelos ritmos latinos e populares, que tão bem interpreta, e que levará aos palcos num espetáculo cheio de energia, alegria, dança e muitas surpresas, oferecendo ao público e aos fãs que o seguem para onde vá, momentos inesquecíveis e de verdadeiro júbilo. “Dança Comigo”, é um trabalho marcante da sua vida artística, pela paixão e talento com que interpreta cada um dos 11 temas, deste novo albúm: ‘Dança Comigo’, ‘Voltar a Sorrir’, ‘Ninguem Pàra Essa Mulher’, ‘Piripac’, ‘Agora Toma Aguenta’, ‘Eu Quero Namorar’,’ Que Não Pare a Festa’, ‘Mais Uma Noite’, ‘Penso Em Ti’, ‘Princesa’, ‘Pegas ou Largas’.

Ana Grácio Pinto

 

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo