edição digital

Rostos de ‘Gentes da Beira’ para ver em Mangualde

05/05/17 CULTURA Imagem

Fotografias que preservam o património humano das gentes de Portugal, em particular, da região das Beiras

Rostos que mostram uma vida de muito trabalho, das gentes beirãs. É o que retrata a exposição fotográfica ‘Gentes da Beira’, de António Supico, organizada pela CIM Dão-Lafões e pela câmara municipal de Mangualde.
Patente na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, em Mangualde, entre 9 e 31 de maio, a exposição reúne um conjunto de fotografias a preto e branco “que preservam o património humano e construído das “gentes de Portugal”, em particular das Beiras”, sublinha uma nota divulgada pela autarquia.
“’Gentes da Beira’ revela rostos marcados pelo tempo, alguns cheios de rugas, sulcos que a idade e o rigor esculpiram e escavaram em homens e mulheres que foram contando, mesmo em silêncio, histórias de vida e muito trabalho. Esta obra mais não faz que atrever-se a apresentar alguns esboços da vida destas gentes, traços de algumas cenas e quadros do quotidiano”, apresenta a autarquia.
António Nunes Supico, nasceu em 1954, no Fundão, onde passou a infância e iniciou os estudos. Mais adiante, a ligação à música, ao ensino e às artes, fez despertar o gosto pela fotografia. Como professor, procurou desde sempre, associar às atividades pedagógicas, os trabalhos ligados às artes e ao reconhecimento e valorização da cultura da comunidade em que se insere. Nas últimas décadas, tem recolhido um vasto património fotográfico, extensivo a todas as freguesias do concelho e particularmente ao Fundão.
Os seus trabalhos foram apresentados em diversas exposições de fotografia, tanto individuais como coletivas. Em 2012 expôs na galeria do Parlamento Europeu, em Bruxelas, este que é o seu mais recente trabalho. Em 2013 expôs nas galerias da Moagem – Cidade do Engenho e das Artes no Fundão, sua terra natal. Na mesma data e local apresentou o seu livro de fotografia ‘Gentes da Beira’, que inclui o CD com a obra musical ‘Suite Fotográfica’ composta pelo maestro Luís Cipriano. A obra musical do maestro é composta por dez andamentos inspirados em dez fotografias da exposição, que ele próprio escolheu.

 

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo