edição digital

Português foi reeleito para uma autarquia na Finlândia

04/05/17 COMUNIDADES Imagem

Ilídio Monteiro Flores, natural de Amarante, foi agora, aos 50 anos, reeleito pela Aliança de Esquerda, tendo sido o terceiro candidato mais votado.

Ilídio Monteiro Flores viveu sempre em Suolahti, uma pequena cidade no centro da Finlândia com 5.000 habitantes e onde moravam apelas três portugueses, quando lá chegou. Em 2000 foi convidado a fazer parte como independente, da lista da Aliança de Esquerda, na candidatura à autarquia local. Aceitou e ficou a cinco votos de ser eleito. Em 2004 decidiu não se recandidatar, mas voltou à vida política em 2008, já depois da localidade de ter fundido com outras duas cidades e ter passado a chamar-se Äänekoski, localidade com 20 mil habitantes. Candidatou-se então pelo Partido Comunista Finlandês, mas ainda não seria dessa vez que iria integrar um executivo autárquico.
A vitória chegou nas eleições de 2012, quando voltou a candidatar-se pela Aliança de Esquerda. “Foram momentos de alegria vividos com a família e com os amigos. Além de ser o primeiro português a ser eleito na Finlândia, fui o primeiro de origem estrangeira a ser eleito em Äänekoski. Fiquei com o pelouro da Cultura e do Desporto”, recorda agora Ilídio Flores ao ‘Mundo Português’, na sequência da sua reeleição.

Resultados “excelentes”
A manutenção no executivo camarário confirmou-se com os resultados obtidos nas eleições de 9 de abril deste ano. “Os resultados foram excelentes, a Aliança de Esquerda subiu em Äänekoski 6%, elegeu 10 vereadores, mais três do que em 2012, e eu tive uma vitória pessoal. Dos 31 candidatos da lista do meu partido, fui o terceiro mais votado”, revela o vereador.
Ilídio Monteiro Flores duplicou os votos de 2012, de 68 para 138, e atribui a vitória “ao trabalho realizado na câmara pela Aliança de Esquerda, durante os últimos quatro anos, em prol da população”. “Acredito que consegui a reeleição porque as pessoas dão valor ao que faço, é uma prova de confiança, e também porque cumpri as promessas que já tinha feito anteriormente, como por exemplo, o apoio aos idosos do lar que estão muito esquecidos pelas famílias. Passeio com eles todas as semanas”, destaca.
A viver há 28 anos na Finlândia, o português, natural de Amarante, é monitor do ensino especial e trabalha como assistente pessoal de um aluno. Foi ainda o fundador da escola de futebol num dos clubes atléticos da cidade, onde se mantém como responsável, sendo treinador, em regime de voluntariado, das crianças de 10 e 11 anos, várias delas oriundas de famílias carenciadas. “A pobreza também já chegou a estas paragens”, sublinha.
Diz que no seu primeiro mandato, foi responsável pela construção de um campo de relva sintética, pela restauração do ginásio anexo as piscinas e pela construção de uma escola secundaria, entre outras obras. No que diz respeito ao pelouro da Cultura e do Desporto, no mandato que agora iniciou pretende que seja construído um campo de hóquei no gelo e um pavilhão gimnodesportivo, “tão esperados pelos praticantes dos diversos desportos”. “Também vamos construir uma escola do ensino básico”, promete.
Ana Grácio Pinto

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo