edição digital

Universidade de Aveiro abre portas a estudantes do secundário

04/05/17 ATUALIDADE Imagem

O ‘UA Open Campus’ vai apresentar a academia de Aveiro aos estudantes do ensino secundário. Inscrições em www.ua.pt/opencampus

“Estudar, viver, sonhar e amar na Universidade de Aveiro (UA)”. Este é o mote da primeira edição do ‘UA Open Campus’, que vai apresentar a academia de Aveiro aos estudantes do ensino secundário, mas também aos do superior e a toda a população. As inscrições são gratuitas e estão abertas até ao dia 7 de maio.
De 10 a 12 de maio, entre oito mil sessões de experiências científicas, uma mostra com quatro dezenas de projetos tecnológicos da UA e muitas conversas com cientistas, os participantes vão poder ainda ouvir música, cantar, fazer teatro e experimentar cantinas, complexos desportivos e residências universitárias.
“O UA Open Campus vai mostrar a UA, não só através das inovações tecnológicas ou das investigações científicas, mas também através da experiência e vivência de todo o Campus universitário”, explica Gonçalo Paiva Dias. O vice-reitor da UA, responsável pela área académica, lembra que à espera dos participantes estará, por exemplo, a oportunidade de integrarem um ensaio de uma tuna académica e do grupo de teatro universitário GrETUA, de almoçarem nas cantinas ou de visitarem um Campus edificado pelos mais conceituados arquitetos contemporâneos portugueses. “Estamos de portas abertas não só aos estudantes como a todos quantos queiram vir conhecer como se vive diariamente na UA”, convida o responsável. Com inscrições abertas e gratuitas até ao dia 7 de maio, as atividades científicas estão também de portas abertas à curiosidade da população em geral, em especial a 12 de maio, dia festivo da cidade e de tolerância de ponto no país.

Oportunidades para fazer ciência
Inserido nas comemorações do feriado municipal de Aveiro, assinalado a 12 de maio, e parte integrante da festa estudantil do Enterro do Ano, que decorre de 8 a 13 de maio, a iniciativa foi preparada especialmente para os estudantes do ensino secundário, superior e profissional. Para eles, e a pensar na respetiva descoberta de vocações e escolha do curso do ensino superior, o programa vai permitir aos jovens conhecer por dentro os 16 departamentos e as escolas politécnicas da UA. “Aí terão oportunidade de vestir a bata, de arregaçar as mangas e experienciar a sensação de ser um engenheiro, um biólogo, um gestor ou um contabilista”, explica a UA numa nota divulgada à comunicação social.
Resolver mistérios com mensagens encriptadas, construir pontes com esparguete, fazer hologramas, brincar aos investigadores criminais, aprender a ouvir as melodias da respiração, viajar ao longo da evolução do planeta Terra ou perceber melhor o mundo das redes sociais são apenas algumas das 300 atividades científicas que, com cerca de 8 mil sessões, aguardam os participantes do UA Open Campus. Estas serão realizadas nos próprios departamentos e unidades de investigação da UA onde os participantes terão à disposição investigadores, cientistas e estudantes para tirarem todas as dúvidas.

E depois da licenciatura...
A pensar especialmente naqueles que já frequentam uma licenciatura, que já a acabaram e pensam regressar à universidade ou que, inseridos no mercado de trabalho, precisam de mais formação, o dia 10 de maio, das 18h às 21h, será especialmente dedicado a este público. O debate sobre o caminho para o sucesso, que trará a Aveiro a atriz e apresentadora Filomena Cautela, é um dos pontos altos de um programa preparado para falar do futuro, de competências valorizadas pelas empresas ou ingredientes para o sucesso académico e profissional e apresentar as opções do 2º ciclo de ensino da UA.
Da UA o politólogo Carlos Jalali, a bióloga Milene Matos e Francisco Mendes, antigo aluno e co-fundador da empresa Beeverycreative, a primeira em Portugal a produzir impressoras 3D, acompanharão Filomena Cautela numa conversa aberta à participação de todos e que decorrerá num espaço tenda localizado em frente ao edifício da Reitoria.
À disposição de todos quantos quiserem tirar dúvidas sobre os mestrados da UA, diretores, professores e atuais e antigos estudantes do 2º ciclo da academia vão estar à disposição para, individualmente e mediante inscrição prévia até 7 de maio, esclarecerem programas curriculares, empregabilidade, perspetivas futuras e toda e qualquer dúvida que possa surgir sobre cada um dos mestrados da UA. O espaço tenda vai acolher ainda uma exposição com mais de cinco dezenas de projetos e protótipos resultantes do que de melhor se faz na UA em todas as suas áreas de intervenção, do Mar às Novas Tecnologias, dos Materiais à Energia.
A iniciativa inédita da UA convida ainda a experimentar na totalidade a vida estudantil. Assim, entre a possibilidade de participar num ensaio da Tuna Feminina da Associação Académica da UA ou de subir ao palco e ensaiar com o Grupo Experimental de Teatro da UA, “há muito mais para viver no dia a dia de um estudante universitário”, promete a UA. Desde comer nas cantinas, visitar as residências e os complexos desportivos ou, simplesmente, aprender a remendar um furo e a desencravar a corrente da bicicleta – o meio de transporte de excelência dos estudantes da UA - os participantes têm à espera todos os ingredientes para misturarem a seu gosto de forma a sentirem como são as 24 horas do dia da comunidade académica. O convívio que as atividades vão proporcionar entre os participantes e a própria comunidade académica será, certamente, um dos ingredientes de maior sabor.
As inscrições nas atividades do UA Open Campus podem ser realizadas em www.ua.pt/opencampus

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo