edição digital

Centro Cultural ‘Os Serranos’ celebrou o 32º aniversário com nova sede e grande homenagem ao Queijo Serra da Estrela

03/05/17 COMUNIDADES Imagem

As comemorações do 32º aniversário do Centro Cultural ‘Os Serranos - USA’ tiveram início com a inauguração da nova sede da instituição, a realização do Festival do Queijo da Serra da Estrela no Sport Clube Português e culminaram com uma gala de aniversário no Mediterranean Manor Restaurant com a presença da artista Mónica Sintra.

Este ano, mais uma vez, o Centro Cultural ‘Os Serranos’ celebrou o seu aniversário com um conjunto de atividades de grande relevo para a comunidade portuguesa da costa leste dos EUA e para a promoção dos produtos e costumes serranos no lado de lá do Atlântico.
Por ocasião dos 32 anos da Instituição, a organização liderada por Alexandrino Costa, residente nos EUA e natural de Gouveia, recebeu dez autarcas da região da Serra da Estrela (ver entrevistas nas páginas seguintes), nomeadamente Luis Tadeu, presidente do município de Gouveia, Manuel Fonseca, pre­sidente do município de Fornos de Algodres, Álvaro Amaro, presidente do município da Guarda, Carlos Filipe Camelo, presidente do município Seia, Vítor Pereira, presidente do município da Covilhã, Humberto Oliveira, presidente do município de Penacova, Ri­cardo Pereira Alves, presidente do município de Arganil, Carlos Silva Santiago, presiden­te do município de Sernancelhe, Francisco Lopes, presidente do município de Lamego e Paulo Langrouva, presidente do município de Figueira de Castelo Rodrigo. Esta gran­diosa festa contou ainda com a presença do presidente do conselho diretivo e do vi­ce-coordenador da Associação Nacional de Freguesias para o distrito da Guarda João José Pina Prata, presidente da Junta de fre­guesia da Guarda e Luís Filipe Reis, pre­sidente da Junta de freguesia de Maceira, Fornos de Algodres, respetivamente. Estive­ram também presentes representantes da Associação Comercial da Guarda, da Asso­ciação de Bombeiros do distrito da Guarda, assim como da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), bem como Carlos Morais, CEO do ‘Mundo Portu­guês’ e do SISAB PORTUGAL, empresários e produtores de queijo.
Ao longo do Festival os participantes poderam em ambiente de convívio fazer provas de queijos, presuntos, compotas variadas, enchidos e degustar os vinhos portugueses, bem como assistir a atuações de ranchos folclóricos. O Festival do Queijo Serra da Estre­la deixou de ser uma referência apenas da comunidade portuguesa, é cada vez mais popular e há cada vez mais pessoas de todas as nacionalidades que aproveitam a ocasião para degustar e ficar a conhecer os produtos regionais portugueses. As celebrações culmiram com um almoço de gala de aniversário no Mediterranean Manor Restaurant com a atuação da artista Mónica Sintra.
O Centro Cultural “Os Serranos” é uma associação cultural e recreativa que visa promover e divulgar a cultura, as potencialidades e as tradições da Serra da Estrela nos EUA. Foi agra­ciado como membro honorário da ordem de mérito pelo Presidente da República no dia 10 de Junho de 2015.

Alexandrino Costa, Presidente do Centro Cultural 'Os Serranos'
Organizamos esta feira há 32 anos. No ano passado tivemos aqui cerca de 2000 pessoas. Este ano temos aqui mais de 800 queijos. Temos compotas, bom presunto, chouriço, salpicões. Para além disto estão presen­tes seis empresas de vinho que se apresen­tam com cerca de 40 marcas de vinho de várias regiões de Portugal. Nós aqui não brin­camos em serviço, trabalhamos em prol da Serra da Estrela o que é muito importante. É a isto que tenho dedicado estes 32 anos, não só à Serra como a todos os pastores. Por­que nós sabemos o trabalho que os pastores têm na Serra com as ovelhas, não é fácil.
Este ano estiveram aqui 10 autarcas de Portugal que têm estado connosco, estão sempre ao nosso lado a apoiar esta inicia­tiva, porque eu penso que estas iniciativas também são precisas para os concelhos e para as próprias empresas que aqui aprovei­tam para escoar mais produtos.
Aqui as pessoas ao comprar um queijo, uma compota, ou aquilo que for, estão a aju­dar os bombeiros. Apesar de já termos aju­dado outras causas, nos últimos anos temos ajudado os bombeiros. Acho muito importan­te ajudar estas instituições porque os bom­beiros são muito importantes para nós que estamos aqui nos EUA e todos deixámos al­guma coisa em Portugal, terras ou casas, se houver algum problema são eles que lá vão dar assistência. Os bombeiros não servem só para apagar fogos, hoje os bombeiros são muitas vezes os primeiros a chegar em assis­tência nas estradas, têm uma missão muito importante. E não estou a falar do bombei­ro da Serra, ou do Algarve, ou de Trás-os­-Montes porque se tivermos algum proble­ma em Trás-os-Montes não é o bombeiro da Serra que vai lá ajudar, vai ter que ser quem lá está e vice-versa.
A abertura da nova sede de ‘Os serranos’ era um projeto que já tínhamos há muitos anos, desde que cedemos a nossa sede, no local onde acabou por se instalar a TAP, aqui em Newark. Os nossos arquivos estavam arrumados numa cave que funcionou entretanto como sede, mas sempre achámos que merecíamos mais e tínhamos que dizer á comunidade portuguesa que os Serranos têm alguma coisa para mostrar e está à vista para quem lá quiser passar, com a finalidade de promover os produtos da Serra da Estrela.

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo