edição digital

Em Elizabeth celebraram-se os 34 anos da Associação Regional Caldense

25/04/17 COMUNIDADES Imagem

A celebração aconteceu no elegante Portuguese Instructive Social Club (PISC), na cidade de Elisabeth, Estados Unidos. A festa culminou com a atribuição de bolsas de estudo a dois jovens da comunidade porutguesa local

A celebração do 34º aniversário da Associação Regional Caldense dos Estados Unidos da América aconteceu no elegante Portuguese Instructive Social Club (PISC), na cidade de Elisabeth, New Jersey e contou com a presença de Manny Grova, vereador da cidade de Elizabeth, que recebeu Fernando Tinta Ferreira, presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Maria Alice Roberto Gesteiro, presidente da junta de freguesia do Nadadouro, Rui Manuel Ribeiro, presidente da junta de freguesia de Salir de Matos e Vítor Marques, presidente da União de freguesias de Caldas da Rainha, Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório. A acompanhar os autarcas nesta viagem aos EUA estiveram ainda os empresários Caldenses, António Júlio e Carlos Paulo, e Carlos Morais, administrador do ‘Mundo Português’ e CEO do SISAB PORTUGAL.
A noite começou com a cantora luso-americana Liliana a entoar os hinos dos EUA e de Portugal perante mais de 300 pessoas. Pedro Oliveira, presidente da Associação Regional Caldense começou por agradecer a presença de todos e relembrou o sócio benemérito Jack Casimiro e os sócios Luís Monteiro e José Pereira que faleceram durante o ano passado numa sentida homenagem a que se seguiu um minuto de silêncio.
Na mensagem do presidente da Associação Regional Caldense, Pedro Oliveira começa por agradecer ao presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha e restante comitiva de autarcas e empresários que vêm de Portugal para “connosco festejar o aniversário da Associação Regional Caldense, mas também a todos aqueles que de uma forma ou outra colaboram com esta associação e permitem que o testemunho passe de ano para ano”.
“As Caldas da Rainha são cada vez mais uma terra na qual sabe bem viver, da qual temos agora ainda mais razões para nos orgulhar e onde o sentido hospitaleiro herdado de D. Leonor é uma tradição, mas também uma palavra de ordem. Todos sabemos o que nos custou deixar para trás uma grande parte da nossa família e conhecemos o sabor amargo da saudade que só conseguimos espantar por instantes quando estamos reunidos nestes eventos. Assim, acredito que não podemos deixar enfraquecer a força de levarmos a cabo iniciativas que promovam o espirito Caldense e cheguem aos nossos, noticias de que não os esquecemos. Mas mais ainda, é importante que aqui na décima sétima freguesia que não deixemos os nossos filhos e netos esquecerem a forma tão especial de ser das Caldas da Rainha e incentiva-los a quererem voltar à terá dos nossos pais e avós. Essa será a melhor herança que lhes deixaremos…”, concluiu o presidente desta Associação.
De seguida, Manny Grova, vereador da cidade de Elisabeth começou por dar as boas vindas ao presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha e aos presidentes de junta que o acompanharam para depois reconhecer o “bem saber fazer e receber da Associação Regional Caldense”. Vítor Marques, presidente da União de freguesias de Caldas da Rainha, Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório discursou em nome dos presidentes de junta que acompanharam Tinta Ferreira e depois de saudar as entidades presentes enalteceu o momento de entoação dos hinos e o momento de homenagem por aqueles que ajudaram a fundar a associação e salientou a disponibilidade dos presidentes da junta no apoio à comunidade uma vez que o trabalho por eles desenvolvido “é para os Caldenses que vivem na sua terra, mas também para aqueles que aqui estão, que sentem da mesma forma”.

Ligação empresarial é importante
Fernando Tinta Ferreira, presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha começou por agradecer a presença de todos e enalteceu o trabalho dos presidentes de junta que o acompanharam nesta viagem aos Estados Unidos. De seguida disse ser “importante a ligação com o mundo empresarial porque ajuda a crescer, a desenvolver o nosso concelho”, referindo-se à presença dos dois empresários que integraram a comitiva do presidente. “Passámos de facto por um período difícil, mas agora estamos a caminhar para um conjunto de iniciativas muito fortes”, referindo-se ao projeto de Turismo Termal que o município está a empreender desde o final de 2015 que vai dotar o município de condições e equipamentos de excelência para a prática de Turismo Termal, com a reabertura do Hospital Termal das Caldas da Rainha. O anúncio acolheu o agrado geral dos presentes e foi bastante aplaudido.
O presidente anunciou também a abertura de um concurso para um projeto de iniciativa privada com a construção de um Hotel de 5 estrelas no parque D. Carlos I e ainda o início do processo de obras de desassoreamento da Lagoa de Óbidos, entre muitos outros projetos. Por fim, Tinta Ferreira relembrou também em homenagem o sócio benemérito, Jack Casimiro e parabenizou a direção de Pedro Oliveira à frente dos destinos da Associação regional Caldense.
Na sua mensagem, Fernando Tinta Ferreira escreveu que “é sempre com grande prazer que tenho podido acompanhar as iniciativas e eventos que a Associação Regional Caldense tem organizado e para as quais têm sempre convidado do Presidente da Câmara Municipal”.
“Esta nossa Associação desempenha um papel fundamental na manutenção da ligação de todos os caldenses e suas famílias que se encontram nos EUA com a nossa cidade e com o Concelho das Caldas da Rainha e é por isso que a Câmara Municipal faz sempre questão de estar convosco. Este ano não podia deixar de referir um grande amigo nosso que desempenhou um papel fundamental na criação e desenvolvimento da Associação Regional Caldense e que infelizmente nos deixou. Falo é claro de Jack Casimiro. Deixo aqui a minha homenagem não só ao exemplo de trabalho e de sucesso que ele teve, mas também à profunda amizade que sempre demonstrou para com as Caldas da Rainha e todo o apoio que deu a diversas Instituições e Associações, como são exemplo os Bombeiros Voluntários, o Hospital ou a Associação Fonte Santa entre tantas outras”, enumerou.
Nesse sentido, sublinhou o agradecimento a este “grande caldense”. “Esperamos que a Associação Regional Caldense prossiga o excelente trabalho que tem desenvolvido e que novas iniciativas e eventos se continuem a realizar para que as nossas gerações e também aqueles que continuam a chegar aos EUA mantenham a ligação entre as Caldas da rainha e aqueles que a trazem no coração”, conclui a mensagem do presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha.
Antes de terminar o jantar ainda houve tempo para a entrega das placas comemorativas da presença dos autarcas e a atribuição de duas bolsas de estudo a dois jovens da comunidade. A festa continuou depois pela noite dentro animada ao som do Duo Rotação. Foi com muita dança e convívio que terminou a celebração de mais um aniversário da Associação Regional Caldense.

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo