edição digital

Conselho de Pais & Juvenis de Portugal Sindelfingen celebra 40 anos

25/04/17 COMUNIDADES Imagem

Implatada na área consular de Estugarda, Alemanha, a instituição tem actualmente mais de 200 associados, “a maioria já em quarta geração”, revela o seu presidente, Nelson Campos

O Conselho de Pais & Juvenis de Portugal Sindelfingen/Böblingen estará em festa ao longo deste ano, com a celebração dos 40 anos da sua fundação. O primeiro evento acontece já a 29 de abril com a Noite de Gala ‘40° Aniversário’, que terá lugar no SMTT Sindelfigen (Wolboldstr. 21, em Sindelfingen) a partir das 17 horas. O programa da celebração inicia-se com a inauguração, às 18h, de uma exposição foto-documental.
A seguir ao discurso do Cônsul-Geral de Portugal em Estugarda, José Carlos Arsénio, haverá uma homenagem e condecorações a sócios e fundadores. Um filme centrado na história da instituição, a atuação do Duo Jost Costa & Inês Soares e uma receção, serão outros dos momentos da gala de comemoração dos 40 anos do Conselho de Pais & Juvenis de Portugal Sindelfingen/Böblingen, que foi fundado para “organizar, representar e defender o legítimo interesse e direito dos encarregados de educação e alunos do curso de língua e cultura portuguesa” naquela região da Alemanha, recorda o seu atual presidente, Nelson Campos.
Sindelfingen está situada a 20 quilómetros de Estugarda, capital e maior cidade do Estado Federado do Baden-Württemberg, “região onde residem 41 mil portugueses, dos quais mais de 12 mil são residentes na grande área de Estugarda”, acrescenta.
A organização surgiu em março de 1977, de uma reunião de grupo de encarregados de educação portugueses, que terminou com a decisão de criarem uma associação representativa do ensino da língua e da cultura portuguesa naquela região. Nascia com o nome de Conselho de Pais de Sindelfingen/Böblingen. “Com a necessidade de dar a conhecer a nossa cultura ao povo alemão”, foi criado um grupo folclórico em que passou a usar a denominação ‘Grupo Folclórico Juvenis de Portugal Sindelfingen/Böblingen’, e que “ficou vinculado a esta associação até aos nossos dias”, recorda ainda Nelson Campos. Entre outros eventos, participou no Concurso Internacional de Folclore em Colónia, onde obteve o sexto lugar, e já atuou em Franca, Holanda, Suíça, Portugal e diversas localidades na Alemanha.
O Conselho de Pais & Juvenis de Portugal Sindelfingen/Böblingen tem actualmente mais de 200 associados, “a maioria já em quarta geração”, apresentando-se como uma associação “com futuro em várias modalidades ativas desde o folclore ao futebol e à dança hip-hop. Ao longo do ano, são variados os eventos que realizam, de que são exemplo as Festas de Carnaval e Natal e o Festival Folclórico, assim como a participação na Festa Internacional de Rua, juntando a esta a Feira de Natal e, em 2015, a realização o Dia de Portugal em Estugarda. Nelson Campos refere que desde 2014, passou a ser a maior representação portuguesa em Sindelfingen/Böblingen e uma das mais ativas coletividades da região e da área consular de Estugarda, tendo duplicado o número de associados.

Um ano a celebrar
Para além da Noite de Gala ‘40º Aniversário’, a associação vai ainda realizar a 27 de Maio, no Bürgerhaus Maichingen, um Festival de Comédia, naquele que os responsáveis dizem ser o primeiro evento português deste tipo a realizar em solo alemão. A 22 de outubro, na Sporthalle Unterrieden, terá lugar um Torneio de Futebol Salão, com 16 equipas amadoras e duas semanas depois, a 4 de novembro, a colectividade organiza o Festival de Folclore & Aniversário ‘Juvenis de Portugal’, na Festhalle Magstadt. O último evento do programa de comemorações será a Noite de Teatro, a realizar no dia 16 de dezembro, na Turn-und Festhalle Maichingen. Mais informações sobre estes eventos e pedidos de inscrição podem ser feitos através do endereço eletrónico info@cdpais.de ou do número de telefone 7031 3049174.
Nelson Campos sublinha que todas estas actividades “são fruto de muito trabalho, vontade, dedicação e paciência” da direcção e dos associados,  sempre com o objetivo “de transmitir um pouco de cultura do nosso país nas nossas vidas longe de Portugal”.
Ana Grácio Pinto

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

Marcas Grupo