edição digital

Conselho de Pais & Juvenis de Portugal Sindelfingen celebra 40 anos

25/04/17 COMUNIDADES Imagem

Implatada na área consular de Estugarda, Alemanha, a instituição tem actualmente mais de 200 associados, “a maioria já em quarta geração”, revela o seu presidente, Nelson Campos

O Conselho de Pais & Juvenis de Portugal Sindelfingen/Böblingen estará em festa ao longo deste ano, com a celebração dos 40 anos da sua fundação. O primeiro evento acontece já a 29 de abril com a Noite de Gala ‘40° Aniversário’, que terá lugar no SMTT Sindelfigen (Wolboldstr. 21, em Sindelfingen) a partir das 17 horas. O programa da celebração inicia-se com a inauguração, às 18h, de uma exposição foto-documental.
A seguir ao discurso do Cônsul-Geral de Portugal em Estugarda, José Carlos Arsénio, haverá uma homenagem e condecorações a sócios e fundadores. Um filme centrado na história da instituição, a atuação do Duo Jost Costa & Inês Soares e uma receção, serão outros dos momentos da gala de comemoração dos 40 anos do Conselho de Pais & Juvenis de Portugal Sindelfingen/Böblingen, que foi fundado para “organizar, representar e defender o legítimo interesse e direito dos encarregados de educação e alunos do curso de língua e cultura portuguesa” naquela região da Alemanha, recorda o seu atual presidente, Nelson Campos.
Sindelfingen está situada a 20 quilómetros de Estugarda, capital e maior cidade do Estado Federado do Baden-Württemberg, “região onde residem 41 mil portugueses, dos quais mais de 12 mil são residentes na grande área de Estugarda”, acrescenta.
A organização surgiu em março de 1977, de uma reunião de grupo de encarregados de educação portugueses, que terminou com a decisão de criarem uma associação representativa do ensino da língua e da cultura portuguesa naquela região. Nascia com o nome de Conselho de Pais de Sindelfingen/Böblingen. “Com a necessidade de dar a conhecer a nossa cultura ao povo alemão”, foi criado um grupo folclórico em que passou a usar a denominação ‘Grupo Folclórico Juvenis de Portugal Sindelfingen/Böblingen’, e que “ficou vinculado a esta associação até aos nossos dias”, recorda ainda Nelson Campos. Entre outros eventos, participou no Concurso Internacional de Folclore em Colónia, onde obteve o sexto lugar, e já atuou em Franca, Holanda, Suíça, Portugal e diversas localidades na Alemanha.
O Conselho de Pais & Juvenis de Portugal Sindelfingen/Böblingen tem actualmente mais de 200 associados, “a maioria já em quarta geração”, apresentando-se como uma associação “com futuro em várias modalidades ativas desde o folclore ao futebol e à dança hip-hop. Ao longo do ano, são variados os eventos que realizam, de que são exemplo as Festas de Carnaval e Natal e o Festival Folclórico, assim como a participação na Festa Internacional de Rua, juntando a esta a Feira de Natal e, em 2015, a realização o Dia de Portugal em Estugarda. Nelson Campos refere que desde 2014, passou a ser a maior representação portuguesa em Sindelfingen/Böblingen e uma das mais ativas coletividades da região e da área consular de Estugarda, tendo duplicado o número de associados.

Um ano a celebrar
Para além da Noite de Gala ‘40º Aniversário’, a associação vai ainda realizar a 27 de Maio, no Bürgerhaus Maichingen, um Festival de Comédia, naquele que os responsáveis dizem ser o primeiro evento português deste tipo a realizar em solo alemão. A 22 de outubro, na Sporthalle Unterrieden, terá lugar um Torneio de Futebol Salão, com 16 equipas amadoras e duas semanas depois, a 4 de novembro, a colectividade organiza o Festival de Folclore & Aniversário ‘Juvenis de Portugal’, na Festhalle Magstadt. O último evento do programa de comemorações será a Noite de Teatro, a realizar no dia 16 de dezembro, na Turn-und Festhalle Maichingen. Mais informações sobre estes eventos e pedidos de inscrição podem ser feitos através do endereço eletrónico info@cdpais.de ou do número de telefone 7031 3049174.
Nelson Campos sublinha que todas estas actividades “são fruto de muito trabalho, vontade, dedicação e paciência” da direcção e dos associados,  sempre com o objetivo “de transmitir um pouco de cultura do nosso país nas nossas vidas longe de Portugal”.
Ana Grácio Pinto

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo