edição digital

Grupo Etnográfico Tradições do Minho de Mainz organiza Festival de Folclore

17/04/17 COMUNIDADES Imagem

O Festival de Folclore do Grupo Tradições do Minho já se impôs como uma dos mais conhecidos e afamados da Alemanha.

O Grupo Etnográfico Tradições do Minho de Mainz volta a organizar em 2017, o seu famoso Festival de Folclore. A edição deste ano realiza-se a 22 de abril, na Ulmenhalle Ober Olm (Essenheimer Str. 17), em Ober Olm, com a participação de oito grupos folclóricos da Alemanha e um do Luxemburgo.
O Festival de Folclore do Grupo Tradições do Minho já se impôs como uma dos mais conhecidos e afamados da Alemanha. Este ano, além do grupo organizador, estará em palco O Cancioneiro do Alto Minho, do Luxemburgo. A estes dois juntam-se outros sete, todos da Alemanha: o Grupo Folclórico Coração do Minho e o Rancho Folclore de Portugal (ambos de Hagen), o Rancho Folclorico Português (de Kaiserslautern), o Rancho Folclorico do Centro Português ‘Os Leões’ (de Wangen), o Rancho Folclorico Infantil de Mainz, o Rancho Folclorico Pérolas de Portugal (de Freiburg), e o Rancho Folclorico do COP (de Grob-Umstadt).
O Grupo Etnográfico Tradições do Minho de Mainz teve início em março de 1998, nas instalações da Missão Católica em Mainz, o quelevou a que o nome inicial fosse Rancho Folclórico da Missão Católica de Mainz. O objetivo foi divulgar na Alemanha, “a cultura e as tradições do povo português, trajando e divulgando o cantar e dançar do povo de Norte a Sul do nosso país”, lê-se na descrição histórica da instituição.
Em 2015, os dirigentes decidiram deixar as instalações da Missão Católica e o grupo passou a ensaiar no espaço da União Desportiva e Cultural Portuguesa de Mainz. “Devido a essa mudança, e sendo na época e ainda atual ensaiador, um garnde admirador da cultura e colecionador do trajar minhoto, o grupo passou então a exibir-se como Grupo EtnográficoTradições do Minho de Mainz”, dando assim a conhecer as tradições, danças e cantares do alto e baixo Minho.
Atualmente, tem 40 integrantes, entre dançarinos, tocadores e cantadores. A direção é presidida por Alcino Andrade, fundador do grupo, coadjuvado pelo vice-presidente e ensaiador Nelson Rodrigues, as secretárias Ana Andrade e Giovanna Cirilo, e os vogais Jorge Amorim, Irina Amorim e Manuel Magalhães. Tem participado em vários festivais de folclore, tanto na Alemanha como no Luxemburgo, França, Suíça e Bélgica.
O Festival de Folclore do Grupo Etnográfico Tradições do Minho de Mainz, começa às 16 horas. A noite termina com um animado baile comandado pela Banda Chiclete.

Ana Grácio Pinto

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

Marcas Grupo