edição digital

Há um concurso que vai eleger os 100 melhores projetos científicos nacionais

13/04/17 CIÊNCIA Imagem

A Fundação da Juventude e a Ciência Viva procuram jovens cientistas para representar Portugal em competições de ciência. As candidaturas ao Concurso Jovens Cientistas podem ser apresentadas em www.fjuventude.pt/jcientistas2017

A Fundação da Juventude e Ciência Viva estão a lançar o Concurso Jovens Cientistas para eleger os 100 melhores projetos científicos nacionais. Os escolhidos irão participar na 11ª Mostra Nacional de Ciência, que se realiza de 1 a 3 de junho de 2017, no Centro de Congressos da Alfândega, no Porto.
Para os projetos que se destaquem na Mostra de Ciência há cerca de 6000 euros em prémios e a oportunidade de representar Portugal em competições europeias e internacionais de ciência. As candidaturas podem ser apresentadas até 21 de Abril em www.fjuventude.pt/jcientistas2017.
“A MOSTRATEC- Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, a Intel ISEF - Feira Internacional de Ciência e Tecnologia e a Final Europeia de Ciência são apenas algumas das competições onde Portugal poderá estar representado por jovens cientistas nacionais. Para alcançar o desejado destaque basta submeter um projeto no 25º Concurso Jovens Cientistas e aguardar que este venha a ser um dos 100 selecionados para participar naquela que é já considerada uma das maiores competições europeias de ciência Juvenil: a Mostra Nacional de Ciência”, explica a organização.
O Concurso Jovens Cientistas é aberto a todos os estudantes que estejam a frequentar o ensino básico, secundário ou o primeiro ano do ensino superior em Portugal, e que tenham entre 15 e 20 anos. São aceites a concurso todos os projetos que se enquadrem em áreas de estudo como a Biologia, Ciências da Terra, Ciências do Ambientem, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Economia, Engenharias, Física, Informática/Ciências da Computação, Matemática, Química e Bioeconomia.
Na mesma refere-se que nestes 25 anos do concurso, a Fundação da Juventude aponta para os 1400 projetos realizados por 3500 jovens cientistas, orientados por cerca de 850 professores de mais de 800 escolas.
Ricardo Carvalho, presidente executivo daquela organização, diz que “o Concurso Jovens Cientistas é uma forma de estimular os jovens pré universitários a apostarem nas áreas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) consideradas hoje, e na próxima década, as áreas de maior empregabilidade, tanto a nível nacional como internacional”.
Ciência Viva, coorganizadora da iniciativa, responsabiliza-se por reunir um quadro de júris composto por professores e investigadores de reconhecido mérito nas diferentes áreas científicas, que irá selecionar 100 projetos para participar na 11ª Mostra Nacional de Ciência - onde serão destacados os melhores dos melhores projetos científicos. O Município do Porto também se associa a esta edição do Concurso de Jovens Cientistas e da Mostra de Ciência para acolher na cidade cerca de 400 participantes e mais de 3000 visitantes.

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

Marcas Grupo