edição digital

A Mata Nacional do Bussaco é candidata a Património Mundial da UNESCO

13/04/17 REGIONAL Imagem

O Deserto dos Carmelitas Descalços e Conjunto Edificado do Palace Hotel, no Bussaco, integraram a lista indicativa de Portugal ao Património Mundial divulgada no final de maio de 2016

A apresentação da candidatura contou com representação da Fundação Mata do Bussaco (FMB) e da Câmara Municipal da Mealhada (CMM).
O objetivo da iniciativa passa por valorizar o ‘Deserto dos Carmelitas Descalços e Conjunto Edificado do Palace do Bussaco’, (na freguesia de Luso, concelho da Mealhada), com o estatuto a ser atribuído pela UNESCO. Caso o objetivo seja bem-sucedido, os responsáveis pela candidatura preveem que este destino seja visitado por meio milhão de visitantes por ano até três anos após a classificação.
“O ‘Deserto dos Carmelitas Descalços e Conjunto Edificado do Palace do Bussaco’ congregam um património de incomensurável valor cultural, histórico, patrimonial, religioso, militar e natural. Há aqui uma riqueza fabulosa e única, no seu género, em todo o Mundo. Ora, tendo a UNESCO inventado, em 1972, a noção de Património Mundial para proteger os sítios de valor universal excecional, com os excelentes resultados publicamente conhecidos, consideramos que é de elementar justiça que o Bussaco mereça esta distinção”, considera Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.
Já o presidente da Fundação Mata do Bussaco, António Gravato, fala em números. “Em 2016, mais de 250 mil pessoas, provenientes de 55 países, visitaram a Mata Nacional do Bussaco, o que representou um aumento de entradas na ordem dos 9% face a 2015. Acreditamos que, com o selo de Património Mundial e a avaliar pelos exemplos de Coimbra, Sintra, Porto, Alto Douro Vinhateiro, e Guimarães, iremos registar um aumento de procura, num horizonte de dez anos, de 300%”, avançou.
A Mata Nacional do Buçaco está no extremo noroeste da Serra do Buçaco, no concelho da Mealhada. Com 549 metros de altitude, a sua localização geográfica confere-lhe um microclima muito particular, com temperaturas amenas, elevada precipitação e frequentes nevoeiros matinais, que favorecem uma elevada biodiversidade. Nas encostas expostas a sul sobressai uma vegetação tipicamente mediterrânica e nas encostas mais a norte uma vegetação característica de clima temperado.
Tem cerca de 250 espécies de árvores e arbustos com exemplares notáveis. É uma das Matas Nacionais mais ricas em património natural, arquitetónico e cultural, podendo ser dividida em quatro unidades de paisagem: Arboreto, Jardins e Vale dos Fetos, Floresta Relíquia e Pinhal do Marquês.
A Fundação Mata do Buçaco (http://www.fmb.pt/v2/pt/) tem à disposição do público uma oferta base de visitas e trilhos temáticos, com percursos distintos orientados por monitores da Fundação. São quatro os trilhos que podem ser percorridos: Trilho Floresta Relíquia, Trilho Militar, Trilho Via-sacra, Trilho da Água. As visitas são orientadas por monitores da Fundação e disponíveis em português, inglês, espanhol e francês.

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

Marcas Grupo