edição digital

Em Roterdão uma biblioteca ajuda a manter viva a língua portuguesa

11/04/17 COMUNIDADES Imagem

Foi a necessidade comum de manter viva a língua materna e de a passar aos filhos, que levou três amigas portuguesas a abrirem uma biblioteca de livros infantis escritos em português, na cidade de Roterdão, Holanda.

Andreia Costa, Constança Saraiva, e Patrícia Pinheiro de Sousa concretizaram este objetivo com a abertura da Biblioteca Roterdão em dezembro do ano passado, com o apoio do Arte Institute e de cinco editoras e a parceria com as Escolas Portuguesas de Roterdão, Haia e Amsterdão.
As artistas plásticas Constança Saraiva e Patrícia Pinheiro de Sousa e a designer Andreia Costa, três portuguesas que emigraram para a Holanda ao longo da última década, decidiram em 2016 fazer algo para ajudar a manter viva a sua língua materna em Roterdão, cidade onde residem. Em causa estava “a necessidade comum de manter viva a nossa língua materna e de a passar aos nossos filhos”, como referem na apresentação da pagina que criaram na rede social ‘Facebook’.
“O objetivo é disponibilizar livros às crianças de forma a apoiar a sua utilização da língua portuguesa e fortalecer os laços linguísticos e culturais destas crianças com as suas origens lusófonas”, explicam, defendendo que “ler histórias a crianças pequenas é essencial para o aumento de vocabulário, para o desenvolvimento da linguagem escrita e oral, e até para o desenvolvimento do conhecimento geral”, porque, acrescentam, “a leitura estimula a imaginação e curiosidade da criança, o seu desenvolvimento emocional, e o seu auto-conhecimento”.
À agência Lusa, Constança Saraiva contou que as três amigas emigraram para a Holanda por razões profissionais “e também por amor”. “Tivemos filhos, que são bilingues, e como portuguesas queríamos que continuassem a falar também em português. Roterdão tem uma biblioteca central muito boa, mas não tem quase nada em língua portuguesa, por isso avançámos com este projeto”, contou.
A Biblioteca Roterdão, que é ainda pequena, funciona temporariamente no atelier de Andreia Costa, no centro de Roterdão e contempla mais de 200 livros infanto-juvenis em língua portuguesa, fruto de doações de cidadãos e das editoras Máquina Voar, Pato Lógico, Tcharan, Planeta Tangerina e Porto Editora. Conta ainda com o apoio do Instituto Camões e do Arte Institute e tem parcerias com a Escola Portuguesa de Roterdão, a Escola Portuguesa de Haia e a Escola Portuguesa de Amsterdão, onde já organizaram sessões de leitura.

Voluntariado e boa vontade
O trabalho é feito com a boa vontade e o voluntariado das três portuguesas a pensar não só na comunidade de portugueses e descendentes de portugueses em Roterdão, mas também noutras comunidades que têm em comum a língua, como a brasileira e cabo-verdiana. “Aqui existe muito a cultura da requisição de livros em bibliotecas e os miúdos precisam sempre de histórias novas, por isso estamos abertos a doações de editoras ou de quem nos quiser enviar livros infantis em língua portuguesa”, afirmou Constança Saraiva.
Além do empréstimo de livros, a biblioteca tem organizado, com alguma regularidade, sessões de leitura de livros, envolvendo a comunidade lusófona, mas a ideia é no futuro encontrar um espaço definitivo e alargar o programa de atividades. “Estamos ainda a ver como as pessoas estão a aderir. Ter um espaço implica ter tempo, andamos a fazer pesquisas sobre bibliotecas, a falar com bibliotecários. Este é um espaço da comunidade e queremos que seja uma plataforma para fazer outras coisas. Queremos trazer autores, ilustradores, publicar o nosso próprio livro”, adiantou a artista plástica. Mas em pouco mais de três meses, Constança Saraiva está satisfeita com a adesão e com o interesse que tem suscitado esta Biblioteca Roterdão, criada “para todas as comunidades lusófonas residentes em Roterdão (e arredores), para todos que tenham de alguma forma afinidade com a língua portuguesa”.

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo