edição digital

Os poemas da Europa invadiram Varsóvia

11/04/17 COMUNIDADES Imagem

Ao todo, 27 mil poemas aparecem em cartazes, paragens de autocarros, ecrãs nos transportes públicos, em muitos outros locais no centro da urbe e arredores

Até 30 de abril, a nova poesia europeia faz-se ouvir em Varsóvia através da iniciativa iniciativa ‘Poemas na Cidade’.
Ao todo, 27 mil poemas aparecem em cartazes, paragens de autocarros, ecrãs nos transportes públicos, em muitos outros locais no centro da urbe e arredores, informa o núcleo do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua naquela cidade polaca. Mais de cem cafés ‘vestem’ os seus copos e as suas canecas de chá com poemas, e muitas livrarias e bibliotecas esconderam marcadores com as poesias da iniciativa nos seus livros.
Os poemas foram escritos por 16 autores europeus, e o motivo principal da iniciativa ‘Poemas na Cidade’ é a Europa e o significado do seu legado cultural e os seus atuais desafios, informa uma nota do Camões, IP.
Portugal está representado pela poema de Daniel Jonas, escrito especialmente para esta iniciativa. ‘Mitologia Galante’ pode ser lido nas paragens de autocarro em pl. Wilsona 05 / rua Krasińskiego e em Reduta Wolska 07 na rua Redutowa e no parque Łazienki Królewskie. No dia 26 de abril, às 18h haverá uma leitura de poesia no Teatro Real do Parque Łazienki
Daniel Jonas nasceu no Porto em 1973 onde vive e trabalha até hoje. Editou seis livros de poemas, entre eles ‘Os Fantasmas Inquilinos’, ‘Sonótono’ (que lhe valeu o Prémio PEN de Poesia 2008) e ‘Passageiro Frequente’ (nomeado para o prémio do Poeta Europeu da Liberdade e Nó – pelo qual recebeu o Grande Prémio de Poesia Teixeira de de Pascoaes 2014).
Foi distinguido com o prémio Europa David Mourão-Ferreira, da Universidade de Bari/Aldo Moro, em 2012. Traduziu para português as obras de Milton, Evelyn Waugh, Luigi Pirandello, J-K Huysmans, W.H. Auden, John Berryman, Charles Dickens, Henry James e William Shakespeare, tendo sido coautor da versão cénica do espetáculo estreado em novembro de 2008 no Teatro Nacional de São João, no Porto. Os seus livros mais recentes são ‘Bisonte’, publicado em 2016, e ‘Canícula’, publicado em 2017.
Leia os poemas que inundaram Varsóvia em: www.wierszewmiescie.eu

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

Marcas Grupo