edição digital

Imagens de jardins de sonho povoam o Parque de Monserrate

11/04/17 CULTURA Imagem

O fantástico parque romântico de Monserrate, em Sintra, recebe as imagens vencedoras do ‘International Garden Photographer Of The Year’ (Fotógrafo de Jardim Internacional do Ano)

Até 9 de outubro tem mais um motivo para visitar o Palácio e o Parque de Monserrate: visitar a as imagens da principal competição e exposição mundial de fotografia especializada em jardins, plantas e botânicas.
Integradas na natureza envolvente estão 39 fotografias premiadas nas categorias ‘Wildflower Landscapes’ (Paisagens Silvestres), ‘Beautiful Gardens’ (Jardins Belos), ‘The Beauty of Plants’ (A Beleza das Plantas), ‘Bountiful Earth´’ (Terra Generosa), ‘Trees, Woods and Forests’ (Árvores, Bosques e Florestas), ‘Breathing Spaces’ (Espaços para Respirar), ‘Macro Art’ (Arte Macro), ‘Wildlife in the Garden’ (Vida Selvagem no Jardim), ‘Greening in the City’ (O Verde na Cidade) e ainda na categoria especial ‘Parques de Sintra’. As fotografias são apresentadas num painel com um formato de 1x1 metro, em suportes de madeira de acácia, de árvores que caíram na Serra de Sintra e que a Parques de Sintra aproveitou para este efeito.
Entre as fotografias expostas, está a do vencedor geral da competição, Lee Acaster, que se inspirou no cenário do Parque Nacional de Snowdonia, no País de Gales, para ganhar a categoria ‘Árvores, Bosques e Florestas’, com a imagem ‘Left’. Também as fotografias da portuguesa Dina Vieira estão entre as 39 expostas em Monserrate. Um 2º lugar e uma Menção Elogiosa na categoria ‘O Verde na Cidade’, com as imagens ‘Roof Garden’ e ‘Under The Bridge’, respetivamente.
Este ano, a Parques de Sintra voltou a ser parceira do evento com uma categoria especial, cujas fotografias devem evidenciar ter sido captadas num dos polos tutelados pela empresa. Mark Zylinski foi o grande vencedor com a fotografia ‘Running Free’, que retrata crianças a correr no Parque de Monserrate. Além do prémio monetário, o fotógrafo recebeu um bilhete anual ‘Amigos dos Parques de Sintra’, válido para todos os polos geridos pela Parques de Sintra, sem limite de entradas, e a sua fotografia será reproduzida no catálogo da exposição ‘IGPOTY 10’.
Entretanto, já estão abertas as inscrições para a 11ª edição, no site www.igpoty.com. O concurso é aberto a fotógrafos profissionais mas também a amadores, e anualmente a exposição dos trabalhos vencedores é inaugurada nos Kew Gardens (Reino Unido), percorrendo posteriormente diversos locais do mundo.

Palácio e Parque de Monserrate
Um fantástico parque romântico criado por William Beckford, um apaixonado pela Serra de Sintra, envolve o Palácio de Monserrate. Era uma antiga quinta de pomares e culturas agrícolas, imaginada por Gerard DeVisme que no séc. XVIII alugou a quinta à família Melo e Castro. Foi sucedido por William Beckford, que também ali viveu, e por Francis Cook, 1º Visconde de Monserrate, que juntamente com o pintor paisagista William Stockdale, o botânico William Nevill e o mestre jardineiro James Burt, criou os cenários contrastantes que se encontram no parque: caminhos sinuosos por entre ruínas, recantos, cascatas e lagos. O parque combina espécies espontâneas de Portugal com outras oriundas dos cinco continentes, propondo um passeio pela flora de todo o mundo. No total, existem ali mais de 2500 espécies.
No Palácio, merece referência a Sala da Música e as luxuosas salas de recepção como a Sala de Estar Indiana, a Sala de Jantar e a Biblioteca, todos no rés-do-chão. A visita a este conjunto inclui ainda a subida ao primeiro piso, onde ficavam os quartos privados.

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

Marcas Grupo