edição digital

O Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia é único em Portugal

05/04/17 CULTURA Imagem

Expõe, em Gouveia as melhores colecções de miniaturas existentes em Portugal. O Museu da Miniatura Automóvel é uma atração que contribui para aumentar o número de visitantes àquela cidade da Serra da Estrela.

O Museu da Miniatura Automóvel é um espaço único em Portugal, dedicado a exposições, permanente e temporárias, de miniaturas automóveis.
A coleção permanente é composta por 3500 miniaturas com destaque para coleção de ralies cedida por Fernando Taborda e pela coleção ‘Evolução histórica do automóvel’.
Através das peças em exposição é possível acompanhar a evolução do automóvel desde 1860 até aos modelos mais recentes de conceituadas marcas.
O espaço museológico “surge através da disponibilidade do coleccionador Fernando Taborda, o empenho do Clube Escape Livre, a estreita cooperação com o ACP – Automóvel Clube de Portugal e o dinamismo do município de Gouveia”, apresenta a autarquia.
As novas colecções temporárias foram apresentadas no dia 1 de abril, numa cerimónia que incluiu uma visita guiada pelo Museu da Miniatura Automóvel e uma sessão de autógrafos com o piloto Campeão Nacional de Velocidades, António Rodrigues. Colecção de Miniaturas Clássicas Dinky Toys, Corgi Toys e Tekno, Táxis do Mundo e 24 Horas de Le Mans são as novas colecções temporárias do museu, cedidas para exposição pelo proprietário, Rui Miller.
Originalmente criados como brinquedos para crianças, as miniaturas clássicas têm um lugar de destaque entre os coleccionadores.
O fabrico dos Dinky Toys data do final dos anos trinta e prolongou-se até 1979. A Corgi Toys iniciou a sua produção em meados da década de 50 e manteve-se até meados da década de 80.
“Inicialmente de concepção muito primária, a evolução da tecnologia transformou-os ao longo das décadas em verdadeiras obras de arte”, refere uma nota sobre as exposições, divulgada pela Câmara da Covihã.
Já a empresa dinamarquesa Tekno, que produziu as suas miniaturas automóveis entre 1928 e 1972, é a menos conhecida, devido ao seu preço mais elevado, mas notabilizou-se pela perfeição das suas miniaturas, com pormenores que os outros fabricantes não tinham - rodas direcionais, pneu suplente, suspensão independente às quatro rodas, capot, mala e portas a abrir. “Eram, naquela época e ainda hoje, verdadeiras obras de arte”, destaca ainda a nota da autarquia.

Um mundo de táxis…
Outra colecção em exibição é a ‘Taxis do Mundo’ que apresenta 125 miniaturas, pertencentes ao colecionador de Fernando Taborda e ao Museu da Miniatura Automóvel.
“Através desta coleção podemos viajar no tempo, através dos táxis mais emblemáticos das grandes cidades do mundo”, convida a autarquia.
Com modelos à escala 1:43, reproduz os táxis de ontem e de hoje, com as decorações originais, procurando retratar fielmente os modelos correspondentes.
Já a colecção ‘24 Horas de Le Mans’, que pertence a Mário Costa, engloba mais de 500 miniaturas que remetem para o universo dos carros desportivos e protótipos que participaram na mais antiga e mais prestigiada prova de resistência do Mundo. E inclui todos os vencedores.
Para além do espaço de exposições, o Museu da Miniatura Automóvel promove eventos e atividades lúdico-pedagógicas de interação com os visitantes, grupos e colecionadores, apaixonados pelo universo das quatro rodas.

Museu da Miniatura Automóvel
Rua Mestre Abel Manta - Gouveia
Tel.: 238496169
Email: museuminiatura@cm-gouveia.pt
Horário de segunda a domingo
Das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30 (inverno); das 9h30 às 12h30 e das 14h às 18h (verão)

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

Marcas Grupo