edição digital

Autarcas da Serra da Estrela prestigiam a festa dos Serranos nos EUA

05/04/17 REGIONAL Imagem

Alexandrino Costa, presidente do Centro Cultural 'Os Serranos' confirma a presença "de pelo menos 11 autarcas" no dia 7. A 9 de abril realiaa-se a Gala de Aniversário

A 32ª edição do Festival do Queijo Serra da Estrela começa pelas 6:00 da tarde no Sport Clube Português em Newark. Neste festival, que é já uma referência na promoção deste afamado produto português, dando a conhecer a sua denominação de origem e criando em seu torno uma imagem de credibilidade, os visitantes vão poder degustar queijos, presuntos, compotas variadas e enchidos, bem como provar os vinhos nacionais animados pelo Rancho Camponeses do Minho que vai mostrar a diversidade dos seus trajes, das suas músicas e das suas danças.
Para além do prestígio que esta iniciativa confere à comunidade, os seus objetivos abrangem um conjunto de interesses de grande utilidade para a divulgação dos produtos regionais portugueses nos Estados Unidos. O evento culminará com a Gala de Aniversário, no domingo, no Mediterranean Manor Restaurant onde os participantes vão poder disfrutar de um almoço e de um espetáculo memorável com a famosa artista Mónica Sintra, vinda de Portugal para acalentar os presentes com as suas canções.
Este evento é já uma tradição neste estado americano, Alexandrino Costa referiu que a última edição superou todas as expectativas que tínhamos em termos de público. Acerca do Queijo Serra da Estrela, a iguaria rainha do certame, o presidente de ‘Os Serranos’ sublinhou que é um produto de qualidade. Os portugueses, na Páscoa normalmente gostam de ter um queijo amanteigado em casa, é por isso que organizamos o festival nesta altura, mas também porque é a melhor altura para o Queijo da Serra.
O festival do Queijo Serra da Estrela tem atraído cada vez mais visitantes e a recetividade do público a este produto genuíno português tem crescido de ano para ano, o presidente de ‘Os Serranos’ acredita que este evento tem cada vez mais aceitação entre o público porque as pessoas começam a saber que é nesta altura que podem vir aqui e comer um queijo Serra da Estrela, enquanto em Portugal se come todo o ano, aqui aproveitam esta data em que organizamos a feira e acrescenta aludindo aos vinhos da Adega Cooperativa de Figueira de castelo Rodrigo que vão estar presentes nesta edição do festival, temos vinhos de Portugal para as pessoas poderem ver que, em Portugal, para além de bons queijos, também temos bons vinhos.
Este ano o Centro Cultural ‘Os Serranos’ vai receber onze autarcas da região da Serra da Estrela todos convidados pela organização, nomeadamente Luis Tadeu Marques, presidente do município de Gouveia, Manuel Fonseca, presidente do município de Fornos de Algodres, Álva​ro dos Santos Amaro, presidente do município da Guarda, Paulo Fernandes, presidente do município do Fundão, Carlos Filipe Camelo, presidente do município Seia, Vítor Pereira, presidente do município da Covilhã, Humberto José Oliveira, presidente do município de Penacova, José Carlos Alexandrino, presidente do município de Oliveira do Hospital, Ricardo Pereira Alves, presidente do município de Arganil, Carlos Silva Santiago, presidente do município de Sernancelhe, Francisco Lopes, presidente do município de Lamego e Paulo Langrouva, presidente do município de Figueira de Castelo Rodrigo. Esta grandiosa festa contará ainda com a presença do presidente do conselho diretivo e do vice-coordenador da Associação Nacional de Freguesias para o distrito da Guarda João José Pina Prata, presidente da Junta de freguesia da Guarda e Luís Filipe Reis, presidente da Junta de freguesia de Maceira, Fornos de Algodres, respetivamente. Estão também confirmadas a presença de representantes da Associação Comercial da Guarda, da Associação de Bombeiros do distrito da Guarda, assim como da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), bem como Carlos Morais, CEO do ‘Mundo Português’ e do SISAB PORTUGAL, empresários, produtores de queijo e alguns pastores vindos de Portugal.
Hoje o Festival do Queijo Serra da Estrela deixou de ser uma referência apenas da comunidade portuguesa, é cada vez mais popular e há cada vez mais pessoas de todas as nacionalidades que aproveitam a ocasião para degustar e ficar a conhecer os produtos regionais portugueses. Uma mais valia, na opinião de Alexandrino Costa que salientou: nós quando fazemos estes festivais não é só para a comunidade portuguesa nos EUA, é para todos, pode vir quem quiser e são todos são bem vindos. O festival do Queijo Serra da Estrela reveste-se também de um cariz solidário uma vez que com algum dinheiro que angariamos nestes festivais ajudamos os bombeiros da região da Serra da Estrela. São quinze corporações de bombeiros que nós ajudamos com os lucros que vamos tendo com estas festas, referiu Alexandrino Costa.
O Centro Cultural “Os Serranos” - USA foi agraciado como membro honorário da ordem de mérito pelo Presidente da República no dia 10 de Junho de 2015, na altura Alexandrino Costa referiu que a distinção atribuída ao Centro é o culminar de um ciclo de crescimento da popularidade e da qualidade dos produtos e artigos serranos que o Centro promove nos Estados Unidos desde há 30 anos.
O Centro Cultural “Os Serranos” é uma associação cultural e recreativa que visa, desde a sua constituição, promover e divulgar a cultura, as potencialidades e as tradições da Serra da Estrela nos EUA.

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo