edição digital

Fundão celebra as cerejas e as tradições da Semana Santa

16/03/17 REGIONAL Imagem

Município as tradições da Quaresma e Semana Santa assinala e a época das cerejeiras em flor com programas para todos os gostos

Aproveitando a ‘Quadragésima’, festival que celebra a Quaresma entre 1 de Março a 16 de Abril, e ainda a época das cerejeiras em flor, o município do Fundão convida a descobrir as paisagens e este ciclo de turismo religioso com uma oferta de programas para todos os gostos.
Entre passeios de bicicleta e de comboio pelas cerejeiras em flor, passeios pelo centro histórico da cidade, pela vila de Alpedrinha e pela aldeia histórica de Castelo Novo, ou passeios pedestres pela Serra da Gardunha, são inúmeras as ofertas do programa dinamizado pela autarquia. Que inclui ainda concertos, workshops, teatros, almoços convívio, desporto, entre outros. Simultaneamente ocorre, ao longo da Semana Santa, o festival gastronómico ‘Fundão Aqui Come-se Bem – Sabores da Páscoa’. em vários restaurantes e pastelarias do concelho.
A ‘Quadragésima’ é um ciclo de tradições da Quaresma e Semana Santa, durante o qual se realizam também atividades de teatro, de música, de cinema, percursos pedestres, ao mesmo tempo que se celebram rituais litúrgicos. Realiza-se todos os anos no concelho durante as sete semanas que precedem a Páscoa. Envolve mais de dez freguesias que acolhem não só estas iniciativas culturais como realizam também manifestações quaresmais.
“Este ano a Quadragésima coincide com a altura das cerejeiras em flor, uma das mais bonitas do ano, pelo que é uma excelente oportunidade para visitar o Fundão”, convida o presidente da Câmara. Paulo fernandes afirma ainda que o município valoriza “as tradições que estão associadas a esta quadra, promovendo a região enquanto local ideal para vivenciar estas tradições religiosas com uma oferta turística de experiências e de grande qualidade”.
Um dos eventos que integra o programa é o Grande Prémio de Atletismo Cerejeiras em Flor, a realizar no próximo dia 2 de abril, a partir das 10h, numa organização do Grupo Convívio e Amizade nas Donas, com o apoio do município do Fundão. A prova será dividida em diversos escalões masculinos e femininos, nomeadamente Benjamins, Infantis e Iniciados (com partidas nas Donas), Juvenis (partida do Carvalhal), Juniores, Seniores e Veteranos (partida da Avenida da Liberdade, no Fundão). Paralelamente, às 9.00h, vai ter lugar um passeio pedestre, de dificuldade média e com aproximadamente 10 quilómetros, com partida e chegada à sede do Grupo Convívio e Amizade nas Donas. As inscrições terminam a 31 de março e deverão ser efetuadas através do e-mail gcadonas@gmail.com.

 

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo