edição digital

‘Aristides - O Musical’ homenageia o Justo entre os Justos em Carregal do Sal

14/03/17 REGIONAL Imagem

Para mostrar ao público nacional, o gesto humanista de Aristides de Sousa Mendes, merecedor de justas homenagens e reconhecimentos aquém e além-fronteiras.

‘Aristides – O Musical’, é o musical que a Contracanto Associação Cultural apresenta no Centro Cultural de Carregal do Sal, com encenação de António Leal, texto de Sandra Viegas Leal e música de António Leal e Simon Wadsworth.
A peça - que sobe ao palco nos dias 7, 8, 9, 14, 15, 21, 22 e 23 de abril - tem como objetivo principal “mostrar ao público nacional, através da representação teatral e da música, o gesto humanista de Aristides de Sousa Mendes, merecedor de justas homenagens e reconhecimentos aquém e além-fronteiras”, informa a organização.
O espetáculo vai retratar especificamente os dias que representaram o dilema de Aristides de Sousa Mendes, no momento em que este se viu confrontado com a tragédia humana nas ruas de Bordéus, França. Perante as limitações impostas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, expressas particularmente na Circular 14 de novembro de 1939, a atuação de Aristides de Sousa Mendes culminou no ato heroico de salvação de milhares de refugiados em fuga desesperada da perseguição nazi, através da concessão de vistos de trânsito para Portugal.
‘Aristides – O Musical’ aborda o confronto entre António de Oliveira Salazar - à data, simultaneamente, Presidente do Conselho de Ministros e Ministro dos Negócios Estrangeiros - e Aristides de Sousa Mendes, Cônsul-Geral de Portugal em Bordéus, assim como o confronto entre os respetivos ideais nacionais e político-estratégicos de um e os valores humanistas e morais do outro.
Paralelamente, é feita uma abordagem entre a realidade portuguesa imperial e colonialista e a realidade europeia perseguida e subjugada, replicando o contraste irónico entre a Exposição do Mundo Português inaugurada em junho de 1940 e o desespero dos refugiados nas ruas Bordéus durante os mesmos dias.
Os atores Manuela Maria, Ruben Madureira, José Calado Lobo, Joana Leal, Carlos Martins, Sissi Martins, Hugo Baptista e os Contracantos dão vida ao espetáculo. Informações e reservas pode ser obtidas através do número de telefone 232960400 ou do telemóvel telemóvel 925100310.

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo