edição digital

Há quatro aldeias de Grândola candidatas às 7 maravilhas Aldeias de Portugal

14/03/17 REGIONAL Imagem

Para o presidente da Câmara, estas iniciativas contribuem de forma significativa para a promoção do país e das regiões


São quatro as aldeias do concelho de Grândola no novo concurso das 7 Maravilhas Portugal, que desde 2007 promove a identidade nacional. Canal Caveira, Lousal, Melides e Santa Margarida da Serra, concorrem em quatro categorias distintas.
Canal Caveira concorre na categoria de ‘Aldeias Autênticas’. Habitada há séculos pelo povo que se entregava à mina e à lavoura, a aldeia é memória viva de um tempo em que a força de trabalho era, para a maioria, a única riqueza. À simplicidade e harmonia arquitetónica, aliam-se as tradições, os hábitos e costumes - património imaterial vivo, testemunho de um passado e de uma identidade. Hoje Canal Caveira é também conhecido pelo afamado ‘Cozido à Portuguesa’.
Lousal está a concurso na categoria ‘Aldeias-Monumento’. Localidade mineira, integra a Faixa Piritosa Ibérica e apresenta-se como um dos principais pontos de interesse do país, no que respeita à ciência associada à exploração mineira. O Museu Mineiro e o Centro Ciência Viva fazem parte desta importante Mina de Ciência, cada vez mais presente na memória de todos.
Melides é a concorrente concelhia a ‘Aldeias Ribeirinhas’. Assenta numa encosta virada a sul e foi edificada sobre uma gruta natural utilizada como necrópole de inumação no Neolítico. Por ali andou Fernão Mendes Pinto em 1523, depois de problemas com piratas e ali viveram nobres, clérigos, burgueses, lavradores e povo, sobretudo muito povo, vindo de muitas partes, em busca do pão, da subsistência. Melides é hoje uma aldeia turística, beneficiando da proximidade do mar, da lagoa, dos campos verdejantes e de uma tranquilidade ímpar.
Do Litoral para a Serra, o município candidatou Santa Margarida da Serra ao Concurso 7 Maravilhas na categoria ‘Aldeias Remotas’. Esta povoação, localizada na serra de Grândola, ladeada por montados de sobro, tem na sua génese os montes alentejanos dispersos existentes nas grandes herdades desta localidade. A construção da igreja, provavelmente ainda no século XV, terá sido determinante para a concentração na sua envolvente deste tipo de habitação, dando origem à aldeia cuja traça arquitetónica tradicional se mantem até ao presente.
Para o presidente da Câmara, estas iniciativas contribuem de forma significativa para a promoção do país e das regiões. “Este concurso constitui uma importante oportunidade de mostrarmos e afirmarmos as nossas potencialidades através da candidatura de quatro aldeias do nosso concelho representativas das características ímpares que distinguem o nosso território: a frente atlântica com 45 quilómetros de praias acessíveis, a riqueza natural da nossa serra, a afabilidade das nossas gentes e o património gastronómico, histórico e cultural de grande relevo”, sublinha António Figueira Mendes,
A primeira fase do concurso (candidatura das aldeias) termina esta terça-feira. A partir de amanhã decorrerá a fase de seleção. As 49 aldeias pré-finalistas serão reveladas no dia 7 de abril, sendo que de 9 de julho a 20 de agosto serão escolhidas as 14 finalistas. A Eleição das 7 Maravilhas de Portugal - Aldeias decorre entre o dia 20 de agosto e a Gala Finalíssima será a 3 de setembro de 2017. As 7 Maravilhas de Portugal - Aldeias são eleitas pelo voto popular: qualquer pessoa pode votar e os vencedores serão os mais votados em cada uma das 7 categorias.

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo