edição digital

Águeda entrega à população o novo Parque Botânico de Vale Domingos

14/03/17 REGIONAL Imagem

O projeto teve o forte envolvimento da comunidade de Vale Domingos e ganhou notoriedade através da criação de um Parque Botânico com centenas de magnólias e aceres

O projeto de requalificação do Parque Botânico de Vale Domingos, na União de Freguesias de Águeda e Borralha, foi o vencedor do Orçamento Participativo (OP) de Águeda.
O OP é uma das formas de participação dos cidadãos na governação do seu município e foi implantado em inúmeros concelhos em todo o país. Permite aos habitantes maiores de 16 anos, que vivam ou estudem no respetivo concelho, decidirem sobre como utilizar uma parte do orçamento municipal.
No concelho de Águeda, a ‘Requalificação do Parque Botânico de Vale Domingos’ foi o projeto vencedor do OP de 2015 e, a 1 de abril, às 15h, em Vale Domingos, a comunidade local vai ‘receber’ o seu parque botânico renovado. A proposta apresentada foi no sentido de dotar o espaço “de infraestruturas de contemplação da paisagem e lazer, com mesas e percursos”, explica uma nota divulgada pela autarquia.
O projeto teve o forte envolvimento da comunidade de Vale Domingos e ganhou notoriedade através da criação de um Parque Botânico com centenas de magnólias e aceres. De acordo com os promotores o parque tem a maior variedade de magnólias e o maior conjunto de aceres da Península Ibérica.
Foram 17 os proponentes deste projeto, que foi orçado em quase 50 mil euros e recebeu 269 votos populares.
Em cada uma das edições de 2015 e 2016, o executivo municipal de Águeda destacou uma verba de 500.000€ do seu orçamento geral para o OP e convidou todos os cidadãos a apresentar, debater, priorizar e votar propostas e projetos que pretendessem ver concretizados.

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

Marcas Grupo