edição digital

Festa do queijo da serra levou milhares a Oliveira do Hospital

13/03/17 ECONOMIA Imagem

O certame tem-se afirmado como um importante contributo para alavancar o turismo e a economia local

Foram aos milhares os visitantes que acorreram a esta bela cidade da região Centro e sub-região do Pinhal Interior Norte para visitar aquela que é hoje apelidada como a maior festa do Queijo Serra da Estrela do país. Entre os mais de 300 expositores de produtos endógenos, artesanato e gastronomia o certame teve como rei da festa, o Queijo Serra da Estrela DOP, considerado um dos melhores do mundo.
O Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, acompanhado pelo do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Amândio Torres, inauguraram esta edição.
Apesar de não estar no programa, Marcelo Rebelo de Sousa, Confrade de Honra da Confraria do Queijo da Serra da Estrela, não quis perder este evento e à semelhança da edição anterior fez uma visita ao certame. Em declarações à imprensa, o Presidente da República elogiou o evento. “É sinal da vitalidade do poder local, dos municípios e freguesias. É sinal que a economia está a crescer. Há sobretudo uma economia local que está em expansão. Isto é mérito dos produtores locais, câmaras e freguesias”, frisou, sublinhando que a economia está a crescer pela mão das pessoas. “E isso é bom”, rematou, antes de se encaminhar para a tenda onde finalmente iria comer o tão aguardado queijo Serra da Estrela.
Ao longo dos dois dias de evento os visitantes puderam participar em várias iniciativas no Largo Ribeiro do Amaral e nas ruas mais próximas, com destaque para as provas de queijo e vinhos do Dão, tosquias e fabrico de queijo ao vivo. A animação cultural e musical foi também uma constante ao longo de todo o evento, com a presença de diversos grupos do concelho e da região que atuaram pelo recinto, bem como nos vários palcos instalados para o efeito, Palco Queijo Serra da Estrela, Palco Oliveira Mano e Palco Serra da Estrela. Os visitantes puderam assistir a sessões de show cooking com a presença de vários chefes de cozinha de renome, bem como assistir a uma vasta programação cultural e desportiva preparada para o evento.
Com a realização da Festa do Queijo, o município espera não apenas potenciar o negócio em torno do afamado produto, mas sobretudo promover o concelho.
“Este é um grande evento, para uma grande dinâmica de Oliveira do Hospital”, referiu o presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, que considera ser “fundamental criar medidas de incentivo financeiro para a aquisição de animais de raças autóctones – a Ovelha Serra da Estrela e a Churra Mondegueira –, por forma a garantir a biodiversidade animal e a genuinidade do produto”. O autarca congratulou-se já com prometido anúncio da legislação que torna obrigatória a menção da origem do leite que está na base da produção do Queijo Serra da Estrela. José Carlos Alexandrino defende também que é “fundamental fomentar o aparecimento de jovens no sector, por forma a dar-lhe inovação, dinâmica e viabilidade económica”.
O certame é apadrinhado pelo conhecido apresentador de televisão Fernando Mendes, Alexandrino Costa, um ‘embaixador’ da promoção e defesa do genuíno Queijo Serra da Estrela nos EUA, também esteve presente.
Foi assim, um verdadeiro sucesso, a 26ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital.

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo