edição digital

Portugueses comem mais de 55 quilos de peixe “per capita” por ano...

07/03/17 ATUALIDADE Imagem

Os baixos níveis de colesterol e a presença de ácidos gordos polinsaturados também são dois benefícios a ter em conta quando consumimos peixe.

Portugal é dos países da Europa que mais consome pescado. A sardinha, o carapau, o polvo, a pescada e o peixe-espada são as espécies mais populares. São consumidos no nosso país mais de 55 quilos de produtos de pesca e de aquacultura, nomeadamente peixe fresco, peixe congelado ou conservas, por ano e por habitante. O número de espécies ultrapassa as três centenas, entre elas podemos salientar a truta, a dourada, o robalo, o linguado, a enguia e amêijoas. O pescado é uma importante fonte de nutrientes, destacando-se as proteínas – com elevado valor biológico –, a gordura, os minerais e as vitaminas. Está igualmente comprovado o seu papel na prevenção das doenças cardiovasculares, bem como de outros benefícios, especialmente ao nível do bem-estar e na prevenção da depressão e da obesidade.
Os baixos níveis de colesterol e a presença de ácidos gordos polinsaturados também são dois benefícios a ter em conta quando consumimos peixe.

Transformação de bacalhau emprega mais de 200 pessoas
Dos produtos importados, importa realçar o salmão, os crustáceos e o bacalhau. As exportações do bacalhau atingiram, em 2014, um valor histórico para o setor: 100 milhões de euros. O Brasil é o principal mercado de exportação e representa cerca de 50 por cento do total, seguindo-se a França, Angola e Espanha. A indústria nacional continua a apostar na cura tradicional portuguesa – uma tradição usada especialmente para conservar o peixe na ausência de refrigeração –, apesar das novas tendências de consumo e de crescimento do bacalhau demolhado e ultracongelado para enfrentar o maior concorrente de todos, o mercado da Noruega. Hoje em dia, o bacalhau é seco em locais que reproduzem as condições ideias para o processo e, por isso, as fábricas podem trabalhar durante todo o ano, sem estarem dependentes das condições climatéricas. A indústria portuguesa de transformação do bacalhau conta, atualmente, com cerca de 30 empresas, aproximadamente 40 unidades industriais e emprega perto de 2000 pessoas. Os dados indicam que, na última década, a produção estabilizou em torno das 50 mil toneladas em peso e o volume de negócios ronda os 400 milhões de euros anuais.

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo