edição digital

Uma portuguesa ilustrou o livro de Garrett McNamara nas ondas da Nazaré

07/03/17 COMUNIDADES Imagem

Chama-se Sara Teixeira e venceu um prémio que lhe dá o direito de ilustrar o livro que narra as aventuras do surfista norte-americano nas ondas gigantes da Nazaré

Sara Teixeira nasceu na cidade da Guarda e cursou arquitectura no Porto, Coimbra e iniciou-se no mercado do trabalho em Lisboa e na sua terra natal, tendo depois ido para França em Maio de 2016.
Expôs os seus trabalhos no Consulado de Paris e assume-se como uma ilustradora, para além de arquiteta. “Tenho um projeto de ilustração para livros de crianças e faço alguns trabalhos, para empresas - como o Banque BCP, particulares, multi-média, internet, para fins turísticos”, revela ao ‘Mundo Português’.
A ilustradora da Guarda já faz sucesso em Paris. Criou a ilustração ‘J’aime Paris’ que “nasceu no impulso de uma resposta aos terríveis atentados de Paris e Sant Denis”, em Novembro 2015, e que Sara aponta como aquela que mais gostou de desenhar.  “Tive necessidade de transformar o horror em algo belo, em algo que celebrasse o estilo de vida francês, num desenho que falasse de amor, amizade, música e alegria. Foi uma imagem muito partilhada nos meios sociais, e que a muitos tocou pela solidariedade que comporta”, explica.
Nunca tinha emigrado e pode-se classificar como integrante da nova geração dos que deixaram Portugal com cursos superiores, por não encontrarem no nosso país, condições para exercer a sua actividade, para a qual estudaram.
“Na minha família não fujo à regra e sendo de uma região de forte emigração, tenho tios que emigraram para França, mas vi-me obrigada a dar este passo. Adoro arquitetura, mas de momento estou mais concentrada, na ilustração que é realmente a minha grande paixão. É uma maneira transversal a todos nós, a ilustração, um exercício de inteligência e de reflexão para passar uma mensagem”, confessa.
A arquiteta e ilustradora revela ainda que o seu pai também está ligado ao ramo da arquitetura e “sempre o via desenhar e desde pequenina que o imitava”.
Desenhando com um software digital em que tudo o que desenha na prancha é projectado no computador e daí impresso nos mais diferentes materiais”.
Na altura da nossa conversa ofereceu a Cuca Roseta um grande painel desenhado em vidro e encomendado pelo Banque BCP que foi oferecido à artista no seu espetáculo no Conservatório de Nice aquando da inauguração da agência deste banco.
Com 34 anos, e com menos de um ano em Paris refere que “as pessoas tem sido muito calorosas” consigo e com o seu trabalho.
“Mas é um trabalho efémero, já que os artistas na sua maioria nunca viveram muito bem, mas outras oportunidades vão aparecendo e estou num país com muitas potencialidades e quero ir mais longe, de encontrar alguma estabilidade e continuar cá”, deseja.
Mas lamenta que ainda se sinta “o estereotipo do emigrante dos anos 60 e 70, junto da sociedade francesa” e defende que todos “temos que mostrar Portugal dos dias de hoje, e o talento dos portugueses nas mais diversas profissões”.
Criar um marca aliada ao produto têxtil é um dos seus projetos e pode consultar os seus trabalhos em http://sarateixeiraillustration.com/

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo