edição digital

Figueira de Castelo Rodrigo é a ‘Rainha da Amendoeira em Flor’

04/03/17 REGIONAL Imagem

Até 12 de Março, o concelho celebra a beleza das amendoeiras floridas com cultura, desporto, caça e música.

Até 12 de março, Figueira de Castelo Rodrigo está a celebrar uma árvore e a beleza das suas flores, que já se tornaram motivo de atração neste concelho da Beira Interior.
A amendoeiras são abundantes em Figueira de Castelo Rodrigo e tornaram as amêndoas num dos produtos endógenos mais importantes do concelho. Mas para além da questão económica, são uma atração turística, principalmente nesta época do ano, quando estão floridas. A ponto da autarquia organizar, todos os anos, um programa para quem visitar o concelho nesta altura, assumindo que aquela terra é a “Rainha da Amendoeira em Flor”.
“Mais de sete décadas nos separam desde a primeira excursão às Amendoeiras em Flor, e passado este tempo, esta ‘Festa da Natureza’ continua a ser o maior e o mais apelativo cartaz turístico desta região. Milhares de pessoas, ano após ano, vêm usufruir dos primeiros raios de sol de uma primavera antecipada, que fazem desabrochar nos campos as pequenas mas belas flores da amendoeira”, recorda a autarquia numa nota divulgada no seu site na internet.
O ‘Rainha da Amendoeira em Flor 2017’ prolonga-se até 12 de março e reúne eventos ligados à cultura, o desporto, a caça e a música, entre outras atrações de um vasto cartaz que pretende criar um ambiente festivo e dinâmico aos finsde-semana.
Doimngo, dia 5 de março, a aldeia de Barca D’Alva recebe a Festa do Almendro, a partir das 9h e a partir das 10h, Figueira de Castelo Rodrigo realiza o Cicloturismo das Amendoeiras. Às 16h atua o grupo São Bernardo a Cantar. No dia 10 o programa inclui a IV Concentração Motard e às 22h atua o grupo Soma e Segue, enquando no sábado, 11 de março, chega o ‘Freestyle Paulo Martinho Diurno/Noturno’, com um espetáculo motorizado que inclui carros e motos potentes. À noite, a partir das 22h, atua o grupo TV5 Music. O domingo, dia 12, será dedicado aos jogos tradicionais portugueses, que começam às 15h.

“Produtos endógenos riquíssimos”
Os concertos acontecem no Largo Serpa Pinto, que durante este período de festas está dedicado à Amendoeira em Flor, incluindo ainda um espaço de divulgação dos produtos endógenos da região.
“Figueira de Castelo Rodrigo tem produtos endógenos riquíssimos, desde o azeite, o vinho, o mel ou as amêndoas. É uma zona de grandes plantações de amêndoa o que, naturalmente, confere uma beleza natural ímpar na altura da amendoeira em flor, em fevereiro/março, onde podemos vislumbrar as grandes extensões de amendoeiras lindíssimas”, sublinhava o presidente da Câmara numa entrevista concedida no ano passado ao ‘Mundo Português’.
Paulo Langrouva, um luso-descendente nascido na África do Sul e filho de naturais deste concelho beirão, referia-se à Festa das Amendoeiras em Flor como um “dos principais eventos (do concelho), porque, de facto, há muitas pessoas que gostamde vir visitar as extensões de plantação de amendoeira”.
O autarca defendia ainda a aposta nesta expressão da natureza como atração turística, quer junto dos “vizinhos espanhóis, quer de outros visitantes que gostem, franceses ou americanos, de coisas diferentes”. “A flor branca ou cor-de-rosa dá uma vista, um colorido diferente às paisagens dos nossos campos. Ainda há mercado para isso. Hoje em dia, tudo o que esteja relacionado com o meio ambiente tem esta particularidade”, destacava.

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo