edição digital

Óbidos celebra o chocolate com muitas novidades

03/03/17 ATUALIDADE Imagem

“Nenhuma linguagem é mais universal do que a música e nenhuma iguaria é mais celebrada que o chocolate”, apresenta a organização do festival que vai dar mais sabor àquela vila medieval.

A música e o chocolate vão interagir em Óbidos, no mais antigo e prestigiado Festival de Chocolate realizado em Portugal. E vão estabelecer outras pontes com realidades onde a cultura do chocolate e do cacau, assumem especial preponderância na vida de certos países e populações, apresenta a organização.
Entre 10 de março e 2 de abril, os visitantes vão poder degustar esta doce iguaria com sabores de diferentes países, além de encontrar as marcas mais reconhecidas e os artesãos mais distintos na arte da transformação do chocolate.

A música faz-se ouvir
Na edição deste ano, a música vai fazer-se ouvir. “Novos sentidos se despertam perante ingredientes inusitados e insólitas peças, compondo uma melodia de sabores que se fundem para oferecer a melhor de todas as ementas”, convida a Câmara Municipal de Óbidos. Uma das muitas novidades de 2017, entre outras, é uma "olaria" onde o chocolate se transforma em peça numa roda de oleiro.
Vai ser novamente possível apreciar as Esculturas de Chocolate sobre conhecidos vultos da música, realizadas por uma equipa liderada pelo Chef chocolatier Abner Ivan, que esteve em residência criativa em Óbidos durante o mês de fevereiro.
Os visitantes vão apreciar também as Serigrafias em Chocolate do Chef Paulo Santos e os adereços da Passagem de Modelos com Chocolate e ver vários Chefs e apaixonados do chocolate em palco com váriasreceitas apresentadas em ‘showcooking’. A primeira atração fica por conta Chef e professor João Alpalhão e dos seus alunos na Josefa D’Óbidos - Curso Profissional de Técnico de Restauração, Cozinha e Pastelaria, que no dia 10, às 17 horas vão fazer a apresentação dos Pastéis D’Óbidos com Chocolate.
Mas o chocolate não é só para ver. Várias barraquinhas espalhadas pela vila medieval de Óbidos vão dar a provar e adquirir as mais curiosas criações e gulodices, desde bombons com sabores inusitados, a tabletes de chocolate de vários tipos e formatos, e especiais produções de pastelaria especialmente concebidas para fazer brilhar o cacau.

Chocolate e saúde
A versatilidade deste produto estará também patente nas experiências na área da saúde e bem estar, com a venda de produtos para máscaras, massagens ou esfoliações à base de cacau e produtos naturais, num espaço ChocoDerm onde é possível realizar pequenos tratamentos.
Numa área lúdica os mais aventureiros podem arriscar a sua sorte em jogos onde o prémio final é chocolate: acertar nas latas, girar a Roda da Sorte ou pescar um chocolate, são algumas das brincadeiras onde o visitante poderá se aventurar.
Uma das novidade da ediçao deste ano é o ‘Family Cooking’ que vai desafiar as famílias a partilharem experiências culinárias. Outro desafio será a confeção de uma pizza de chocolate para toda a família, com muita cor e sabores. Já o ‘ChocoDisco’ trás uma discoteca ao ritmo da música, onde a família poderá divertir-se enquanto bebe um chocolate quente ou um batido fresquinho.

Informações úteis
O Festival de Chocolate de Óbidos 2017 vai funcionar de sexta-feira a domingo, das 11h às 20h. Os bilhetes custam entre seis euros (maiores de 12 anos inclusive) e três euros (crianças dos 6 e aos 11 anos). Há ainda bilhetes para grupos de 15 ou mais pessoas que custarão cinco euros por pessoa
Há sete espaços de estacionamento junto a Óbidos, com capacidade para mais de quatro mil viaturas. As auto-estradas A8 (Lisboa-Leiria) e A15 (Óbidos-Santarém), bem como o IP6 (Peniche-Óbidos) “tornam o acesso a Óbidos extremamente fácil”, informa a autarquia, que aconselha a saída 16 (Gaeiras/Óbidos) da A-8 Norte e a saída 15 (Óbidos) da A-8 Sul, para um acesso mais rápido aos parques de estacionamento do evento.
Recordamos que este é um evento ao ar livre. Aconselha-se, por isso, o uso de agasalhos adequados ao inverno. Mais informações, preços e calendário ao disponíoveis em www.festivalchocolate.cm-obidos.pt

Ana Grácio Pinto

 

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo