edição digital

Lançada campanha de informação da população sobre meningite

03/03/17 ATUALIDADE Imagem

A iniciativa arrancou com o lançamento do site www.prevenirameningite.pt

Foi lançada no início deste mês uma campanha de informação e sensibilização pública sobre a meningite, destinada à população em geral.
O impacto, causas e principais sintomas desta doença de progressão rápida que muitas vezes é confundida inicialmente com uma simples gripe, são informações priorizadas nesta campanha que quer alertar para o facto da meningite poder levar à morte ou deixar sequelas graves, se não tratada rapidamente.
A iniciativa arrancou com o lançamento do site www.prevenirameningite.pt, e onde é possível saber mais sobre a meningite e qual a melhor forma de prevenir a doença. “Pretende sobretudo, esclarecer e alertar para os principais grupos de risco, que envolvem não só bebés e crianças, mas também adolescentes e jovens adultos”, informam os responsáveis pela campanha.
Esta campanha, que conta com o apoio da GSK, será complementada através de ações de sensibilização pública, com distribuição de informação sobre a doença, passando ainda por centros de saúde e unidades hospitalares.
Para o pediatra Paulo Oom “informar a população sobre a meningite, incluindo as suas possíveis manifestações e melhores formas de prevenção é uma obrigação de todos e pode trazer benefícios reais para toda a comunidade, com especial destaque para as crianças e adolescentes”.

Os sintomas
Na fase inicial da doença – que compreende as primeiras quatro a oito horas, os sinais e sintomas da doença são pouco específicos e podem ser semelhantes aos de uma gripe: sonolência, falta de apetite, febre, náuseas, vómitos, dor nas pernas, irritabilidade. “O diagnóstico de meningite não é fácil, o que pode atrasar o tratamento”, informa-se no site da campanha.
Mais tarde, chegam os sintomas mais típicos, que ajudam no diagnóstico: manchas na pele, dor de cabeça, sensibilidade à luz e dificuldade em mexer o pescoço (rigidez da nuca).
Anualmente, registam-se cerca de 1,2 milhões de casos de doença meningocócica em todo o mundo, vitimando mortalmente cerca de 65.700 pessoas. Um em cada cinco sobreviventes da doença apresenta sequelas e incapacidades para toda a vida, entre as quais lesões cerebrais, surdez, amputações e insuficiência renal.

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo