edição digital

Arcos de Valdevez quer dinamizar a produção da laranja de Ermelo

03/03/17 AGRO-ALIMENTAR Imagem

Atribui-se à sabedoria dos monges do Mosteiro de Cister o aparecimento da cultura deste fruto, por volta do século XII

A Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima (ARDAL), a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte e a Associação de Desenvolvimento Local de Ermelo (ADLE) querem dinamizar um produto frutícola de grande qualidade e produzido numa freguesia de Arcos de Valdevez: a laranja de Ermelo
A 17 de fevereiro, as três organizações reuniram-se para avaliar o estado atual deste produto assim como a necessidade “de implementar medidas que visem a regeneração dos pomares, a divulgação e promoção da laranja e o aumento da comercialização para potenciar o escoamento da mesma”, revela uma nota divulgada pela autarquia de Arcos de Valdevez. “Como se trata de um produto com excelentes qualidades, pretende-se também melhorar a sua imagem e aumentar a sua notoriedade”, acrescenta-se na nota.
Da reunião saiu a decisão da Direção Regional de Agricultura realizar durante o mês de março um trabalho de caraterização dos pomares e ainda uma proposta de intervenção para aumentar a visibilidade e comercialização da laranja de Ermelo.
A ARDAL e a ADLE realizaram durante vários anos, um projeto de promoção, colheita e distribuição deste produto endógeno e de grande qualidade da freguesia de Ermelo, muito apreciado na região e com grande procura pelos consumidores. Ligado ao Mosteiro local e aos monges de Cister, é hoje um ex-libris da freguesia.

As laranjas dos monges…
Ermelo é uma freguesia do concelho de Arcos de Valdevez, situada na vertente de Monte Gião para o rio Lima, fazendo fronteira com o Parque Nacional Peneda Gerês. A sua localização, de meia encosta, proporciona um microclima favorável à produção de laranja.
A laranja de Ermelo tem como principais características a doçura, a casca fina, a ausência de sementes e de fibras, o abundante sumo e o tipo de produção, próximo da agricultura biológica. Não são utilizados produtos químicos de síntese tipo pesticidas, inseticidas, e fertilizantes.
Atribui-se à sabedoria dos monges do Mosteiro de Cister o aparecimento desta cultura, por volta do século XII, já que a maior concentração de laranjeiras ainda se encontrar na área atribuída ao ‘Couto Conventual’. Agora, um conjunto de medidas pretende contribuir para a valorização, promoção e dinamização da produção e comercialização deste fruto nacional que integra o catálogo mundial de produtos do movimento internacional ‘Slow Food’.

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo