edição digital

Portugal entre os 20 países mais otimistas quanto a 2017

01/03/17 ATUALIDADE Imagem

Sondagem internacional analisou a opinião dos habitantes de 69 países, sobre a prosperidade económica para este ano

"Em comparação com este ano, em sua opinião, 2017 será, para o seu país, um ano de prosperidade económica, de dificuldade económica ou permanecerá o mesmo?”
Esta foi a pergunta que a WIN-Gallup International fez a habitantes de 69 países, nos cinco continentes. O resultado revela que Portugal posiciona-se entre os 20 países mais otimistas: é a 18ª nação com maior índice de expectativa relativamente ao ano 2017, subindo 13 lugares face a idêntica sondagem do ano anterior.
A sondagem, revelada em fevereiro último, e que em Portugal foi conduzida pela Marktest, associada da Win Gallup International, indicou que 27% dos inquiridos consideram que 2017 será um ano de prosperidade económica neste país. Já 22% entendem que será de dificuldades económicas e 47% referem que se manterá igual ao ano anterior. Houve ainda 3% que não souberam ou não quiseram responder à questão.
A nível global, 40% dos inquiridos afirmaram estar otimistas relativamente a este novo ano, 31% pensam que ele será igual ao anterior e 22% estão pessimistas, havendo ainda 7% que não responderam.
“Considerando o índice de expectativa, que valoriza em 100% as respostas "melhor", em 50% as respostas "igual" e em 0% as respostas "pior", o índice global é de 56%, revelando assim um otimismo moderado a nível global”, informa uma nota divulgada pela Marktest, onde se refere, porém, que este valor baixou consideravelmente face a idêntica sondagem do ano anterior, quando o índice atingia os 66%, mais 10 pontos percentuais do que agora.

Grécia e México entre mais pessimistas
Tal como nos anos anteriores, há diferenças significativas entre os vários países em análise. Se no Bangladesh o índice de otimismo atinge 88% - com 86% dos inquiridos naquele país a acreditarem que este ano será melhor que o anterior, e no Gana 73% dos inquiridos acreditam que este ano será um ano de prosperidade económica, já em Itália é de apenas 27%, com 56% dos inquiridos a considerar que o ano será pior que 2016.
Entre os mais pessimistas estão Coreia do Sul, Grécia ou México, onde o número de otimistas em relação a este ano não excede os 7%. E Hong Kong e a Ucrânia são regiões onde 64% e 62% dos inquiridos antecipam dificuldades económicas para este ano. Em termos de continentes, a sondagem revelou que é na União Europeia que se vivem os mais pessimistas dos entrevistados, com apenas 17% a considerar que 2017 será um ano de prosperidade, face a 25% que antecipam dificuldades económicas, 41% que entendem que as condições económicas se manterão.
O estudo da Win Gallup foi realizado entre Outubro e Dezembro de 2016, junto de uma amostra de 68.759 entrevistados, residentes em 69 países de todas as regiões do Mundo. Em Portugal, a Marktest foi a responsável pela recolha de informação, que consistiu num estudo online junto de uma amostra de 1007 indivíduos com 18 e mais anos.

 

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo