edição digital

Carnegie Mellon Portugal investe em projetos de Investigação Exploratória

24/02/17 CIÊNCIA Imagem

Programa prevê investir até 1,2 milhões de euros para desenvolver áreas estratégicas como a Engenharia e Ciência de Dados, Ciência de Computadores, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Matemática Aplicada e Políticas e Gestão de Tecnologia.

O Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), já abriu as candidaturas para Projetos de Investigação Exploratória (Exploratory Research Projects), em áreas estratégicas emergentes.
As candidaturas decorrem até às 17 horas de 12 de abril deste ano e o investimento total para as instituições de investigação portuguesas será de 700 mil euros, estando ainda disponíveis cerca de 500 mil dólares para investigação complementar, na Universidade de Carnegie Mellon, nos Estados Unidos. Os responsáveis frisam que o lançamento deste novo concurso demonstra “o empenho do Programa em continuar a colocar Portugal na linha da frente da Ciência e da Inovação e em construir um ambiente criativo e colaborativo entre Portugal e a Universidade de Carnegie Mellon”.
“Os projetos deverão ser capazes de estimular e promover a competitividade internacional e a capacidade de inovação em Ciência e Tecnologia de Portugal, nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) enquanto tal, ou enquanto tecnologias capacitadoras em diferentes sectores de aplicação”, explicam ainda os responsáveis.
As candidaturas deverão ser nas áreas de Investigação integrada baseada no contexto do Atlantic International Research Center (AIR Center); Engenharia e Ciência de Dados; Ciência de Computadores; Engenharia Eletrotécnica e de Computadores; Matemática Aplicada; Políticas e Gestão de Tecnologia.
João Claro e José Fonseca de Moura, diretores do CMU Portugal, explicam que “desde a criação do Programa foram já lançados sete concursos para financiamento de projetos de investigação e foram apoiados 47 projetos de investigação e desenvolvimento”. Do total de projetos, 25 decorreram na primeira fase da parceria e 22 têm decorrido ao abrigo da segunda fase.
Esta linha de financiamento foi desenhada especificamente para apoiar equipas de investigadores de instituições portuguesas, da Universidade de Carnegie Mellon e de parceiros empresariais, a lançar atividades com relevância estratégica para o Programa. As propostas apresentadas deverão ter elevado potencial de impacto, e demonstrar capacidade de desenvolvimento futuro dos objetivos iniciais do projeto.
As propostas serão utilizadas para identificar e avaliar áreas estratégicas emergentes a considerar no desenho de uma potencial terceira fase do Programa. Os projetos deverão, preferencialmente, contribuir cientificamente para a iniciativa ‘Atlantic International Research Center’ (AIR Center) e para o desenvolvimento dos seus objetivos, descritos no sítio da Fundação para a Ciência e Tecnologia em: http://www.fct.pt/media/conferencias/docs/AIRCenter_whitepaper.pdf

 

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo