edição digital

Está decidido: o aeroporto complementar de Lisboa ficará na Base Aérea do Montijo

21/02/17 ATUALIDADE Imagem

Não haverá distinção entre companhias low-cost ou companhias tradicionais, mas haverá uma separação entre voos europeus e intercontinentais

A escolha está feita! Muitos defendiam um novo aeroporto usando as Bases de Tancos Sintra ou Monte Real, (onde vai aterrar o avião que trará o papa a Portugal em Maio próximo), mas a escolha centrou-se na centralização perto de Lisboa e garante o ministro Pedro Marques “Do ponto de vista operacional, ou seja, em situações de normalidade, os grandes aviões (intercontinentais) operarão na Portela e não no Montijo”, refere o ministério do Planeamento e das Infraestruturas. Isto não significa, porém, que haja aviões impedidos de aterrar no Montijo, seja por situações de emergência ou de indisponibilidade do aeroporto principal. É que a pista principal do Montijo, com um comprimento aproximado ao da pista secundária do Aeroporto Humberto Delgado, mas “com melhor equipamento de voo por instrumentos”, reunirá condições para “receber aviões de maior porte, em situações de contingência ou indisponibilidade temporária do aeroporto principal, assim como a sua subquente descolagem realizada em situação não comercial (menor peso)”. Em cima da mesa está ainda, e “caso os estudos de segurança assim o recomendem”, a reabilitação da pista secundária da base aérea do Montijo, que é mais comprida do que a principal, “aumentado a sua capacidade para acomodar os aviões de maior porte mesmo em condições de voo comercial”. Isto significa que a base, estando especialmente vocacionada para os voos de baixo custo, que operam exclusivamente no curto e médio curso, pode servir como alternativa em casos excepcionais. O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, afirmou que “o país não podia esperar mais” por um novo aeroporto e está confiante que as obras no Montijo avancem já a partir de 2019. O ministro recorda que esta “é uma solução que o PSD e o CDS defenderam anteriormente” O ministro espera que a proposta final por parte da ANA chegue “durante o ano de 2017”, que a decisão final seja tomada “até meados de 2018”, e que “a construção possa ocorrer logo no início de 2019”. A construção de um novo aeroporto na região de Lisboa ou a existência de uma infraestrutura complementar ao Aeroporto Humberto Delgado teve em discussão nos últimos anos, tendo sido realizados vários estudos e analisadas diversas localizações, sendo a construção da infraestrutura em Alcochete, e Ota no concelho de Alenquer, a que esteve mais próxima de se tornar realidade.
A cerimónia de assinatura do acordo, que decorreu em Lisboa, contará com as presenças do primeiro-ministro, António Costa, do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, do presidente da Confederação do Turismo Português, Francisco Calheiros, do presidente da VINCI Airports, Nicolas Notebaert, e do presidente da ANA Aeroportos de Portugal, Jorge Ponce de Leão.

Que aeroporto vai ser o Montijo?
O aeroporto complementar do Montijo é destinado a operações do médio curso, ou seja, para a Europa, e não de longo curso. Não irá Será um aeroporto para as “low cost”e a ANA considera que o aeroporto complementar do Montijo vai oferecer boas condições para as “low cost”, já que a intenção é que a operação seja muito eficiente. Também as taxas aeroportuárias serão mais baixas do que no aeroporto Humberto Delgado. O aeroporto do Montijo pode acomodar até 24 movimentos (descolagem e aterragem) por hora. A pista complementar permitirá a Lisboa acolher um total de 72 movimentos por hora.

Quanto vai custar aos portugueses?
O investimento está estimado acima dos 200 milhões de euros. O pressuposto desta solução é que o investimento seja realizado pela ANA, que o recuperará através das receitas aeroportuárias. Ou seja, a ANA prevê que as taxas cobradas em Lisboa permitam financiar o investimento, sendo o passageiro e não o contribuinte a pagar o projecto. A intenção do Governo é que possa haver obras no terreno em 2019 para que comece a funcionar em 2021.

Como os passageiros chegarão a Lisboa vindos do Montijo?
Estão previstos acessos fluviais através de uma ligação rápida e directa do terminal do Seixalinho, de onde saem actualmente os barcos da Transtejo para o Cais do Sodré. Está também a ser ponderada uma ligação em ferrovia ligeira utilizando a ponte Vasco da Gama( metro ligeiro se superfície) * Com Lusa
A base aérea vai manter a actividade militar, entendendo o Governo e a ANA que a nova infra-estrutura deve ter uso misto. A Força Aérea estava contra a utilização mista do aeroporto por entender que não estão reunidas as condições para a coexistência de voos civis e militares no Montijo.

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo