edição digital

Beleza portuguesa reinou na Alemanha

20/02/17 COMUNIDADES Imagem

Associação Portuguesa de Weilheim-Teck celebrou aniversário com música e eleição de Miss Queen Portugal-Alemanha

Fundada em 1981, a associação inaugurou há alguns novas instalações fruto da dinâmica de uma direção que a reergueu. Mantém-se desde então no mesmo local e tem diversificado a sua oferta de atividades à comunidade portuguesa da cidade e das localidades em volta.
“Começamos a impulsionar a associação, a trazer cantores, a organizar festas e os sócios foram-se animando”, recordou o seu presidente, Manuel Abrantes, ao ‘Mundo Português’. Atualmente, a direção é composta também por Sérgio Santos, Emanuel Portela, Ricardo Azevedo, Giuseppe Almeida, José Alexandre Cardoso, Abílio Gouveia, Vítor Gouveia, José Manuel, Carlos Marcos, Jorge Guimarães e Alberto Cabral.

Uma festa inesquecível
A Associação Portuguesa de Weilheim-Teck é, na verdade, a casa de todos os portugueses que residem na região de Baden-Württemberg, e “as pessoas sabem bem que trabalha como deve ser”, frisou o seu presidente.
E foi para celebrar a existência desta associação - que se mantém aberta fruto do empenho de muitos e do carinho da comunidade - que cerca de 800 pessoas encheram por completo a Sala de Festas do Linburghalle, em Weilheim-Teck.
O espaço foi palco da atuação do grupo dança juvenil ‘The Attitude’, dos concertos de Eleana Correia, Ricardo & Henrique e Sérgio Rossi e da eleição da Miss Queen Portugal-Alemanha 2017, os pontos altos de uma celebração que se prolongou pela madrugada dentro e que foi ‘conduzida’ pela apresentadora portuguesa Iva Domingues.
As candidatas abriram a festa, para uma primeira apresentação ao juri. Seguiu-se a divulgação de um video que recordou todos os eventos organizados pela associação em 2016 e as candidatas regressaram depois ao palco, para os desfiles em fato de banho.
Depois, foi a vez da atuação das meninas do grupo ‘The Attitude’. Com idades entre os 15 e 17 anos, surpreenderam com uma elaborada coreografia de danças ‘hip-hop’ e R&B’ e arrancaram as primeiras grandes palmas da noite. E deram às candidatas o tempo necessàrio à preparação do desfile em traje de gala.
Terminado o desfile, foi a vez do juri se recolher a uma sala para deliberar quem seria a vencedora. E o palco foi ocupado pelos artistas que fizeram muitas pessoas sairem dos seus lugares e preencherem o espaço à frente, numa animação que durou até à madrugada.
A primeira a atuar foi a cantora luso-francesa Eleana Correia, que apresentou temas do seu mais recente trabalho, ‘Emergência de amor’. Seguiu-se outra esperada atuação da noite: Sérgio Rossi, que apresentou temas do trabalho mais recente - ‘Força de Acreditar’, composto por quatro novos singles e um remake dos temas de maior notoriedade e sucesso - e levou o público a cantar músicas como “Menina Top” “Perigosa”, “Balada Boa”, “Som do Amor”, “Fui eu Fui eu”.
E antes de se saber qual seria a representante da Alemanha no concurso Miss Queen em Portugal, subiu ao palco a dupla Ricardo & Henrique. Com uma carreira de quase 18 anos, levaram a Weilheim-Teck os seus maiores sucessos e os temas do mais recente álbum, ‘Poemas’.
“Presença portuguesa notável e importante”
A festa teve a presença do Cônsul-Geral de Portugal em Estugarda, Jose Carlos dos Reis Arsénio, que aos jornalistas referiu o “gosto participar nesta efeméride”, por trata-se de uma associação “que tem sido uma boa representação dos portugueses nesta região de Weilheim-Teck, uma zona suburbana de Estugarda”.
“Vivem aqui muitos portugueses, que primam pela fama de serem muito bons trabalhadores, de se terem integrado muito bem no ambiente local e para mim é sempre um prazer vir cá, estar com as pessoas, algumas das quais tenho contatado noutras ocasiões”, referiu ainda o diplomata português.
José Arsénio defendeu ainda a importância de que “se façam estas festas”, que considera serem “ocasiões para as pessoas se reunirem, para relembrarem um pouco da sua cultura, do seu portuguesismo, para as famílias conviverem entre si”.
“E é também uma forma de marcarmos a nossa presença em números elevados, o que é bom para nos lembrarmos todos que temos aqui uma presença portuguesa notável e importante”, defendeu.

E a Miss Queen Portugal-Alemanha é…
O momento mais aguardado da festa foi a eleição da Miss Queen Portugal-Alemanha e, quando o desfile se iniciou, o público presente não imaginava a boa surpresa que aquela noite iria proporcionar. As candidatas eram oriundas de várias zonas da Alemanha, como Munique, Mains, Frankfurt, Estugarda.
Em comum, o facto de serem lusodescendentes e saberem comunicar em português, para além de alemão.
“Queremos que saibam falar, mesmo que o português não seja fluente. As vencedoras representam também Portugal, já que são oriundas de comunidades portuguesas neste país, e não faz sentido não saberem comunicar em português”, afirmava na semana que antecipou a festa, Maria do Céu Kosemund, presidente da Associação Marias Corações de Portugal, associação que há quatro anos realiza o concurso de beleza na Alemanha, em parceria com a organização do Miss Queen Portugal.
Foram nove as candidatas que se apresentaram a concurso: Carina Silva, Mia, Gisela Salgado, Raquel Sofia, Soraia da Silva Oliveira, Diana Sousa, Juliana Vieira, Michelle Gomes Sá e Francisca Mehr. Com idades entre os 15 e os 26 anos, apresentaram-se perante o juri constituído pelo cônsul José Arsénio, Artur Amorim, Joaquim Ribeiro, Carlos Pereira, Libánia Silva e Alexandra Crespo.
Por deliberação do juri, e para surpresa e alegria do público, venceu Michelle Gomes Sá, de 15 anos, natural de Weilheim-Teck. Em segundo lugar ficou Diana Sousa, que levou ainda a coroa de Miss Fotogenia, e o terceiro lugar foi para Soraia Oliveira. Foi eleita ainda a Miss Revelaçäo, Francisca Mehr, e Gisela Salgado foi escolhida como delegada da Miss Queen.
“Foi um luxo”, sintetizou Maria do Céu.
Elogiando a organização da festa dos 36 anos da Associação Portuguesa de Weilheim-Teck e o público presente, a presidente da Marias Corações de Portugal, diz que “ter ganho a representante da comunidade local, acabou por ser a ‘cereja no topo do bolo’”. “É realmente muito bonita, e irá representar bem a beleza portuguesa neste país”, acrescentou Maria Kosemund, sublinhando o seu “grande orgulho por mais uma vez ter uma presença da comunidade da Alemanha, no concurso em Portugal”.
A vencedora vai, assim, participar no Concurso Miss Queen que se realizará em Portugal, no próximo mês de Setembro. Maria do Céu Kosemund revelou ainda uma novidade: este ano, a ‘Linha Simples’, loja de roupas de noivos e de cerimónia no Montijo, da empresária Lina Barrada, ofereceu à vencedora, o traje de gala com que irá desfilar em Portugal.
Sobre a vencedora, nasceu na Alemanha, filha de portugueses, e decidiu concorrer pouco tempo antes de fecharem as inscrições. Na base da sua decisão esteve a paixão pela moda e a vontade de vir a iniciar uma carreira como modelo. Ao título de Miss Queen Portugal Alemanha, Michelle Gomes Sá acrescentou a coroa de Miss Simpatia e venceu também uma escolha popular, feita através de um concurso na rede social ‘facebook’.
“Ainda não consigo explicar bem o que sinto. Foi uma grande surpresa para mim, sinceramente não imaginei que fosse ganhar o concurso”, confesava logo a seguir à sua vitória. Michelle sabe que tem sobre si a ‘responsabilidade’ de representar em Portugal, a beleza portuguesa na Alemanha, assegurava que iria representar bem a comunidade portuguesa naquele país. “Vou dar o meu melhor e vou tranquila por saber que tenho sempre comigo os meus pais, a apoiarem-me”.
Para já, há uma barreira que Michelle não terá: a da língua, já que fala bem português. Aprendeu ao frequentar o curso de língua portuguesa ministrado na sua cidade e ainda em casa, já que os pais falam com ela na língua de Camões. “Falo português com a minha família e também com alguns amigos filhos de portugueses”, explicou Michelle Sá, acrescentando que são muito importantes para si, as suas raízes, assumindo-se mesmo como portuguesa. “Gosto muito de ser portuguesa, adoro o nosso país, a mentalidade portuguesa, as pessoas”, contou.

Muito empenho e trabalho voluntário
No fim, Manuel Abrantes e os restantes membros da direção da associação eram pessoas cansadas, mas felizes.
“São duas e meia da manhã e há pessoas ainda aqui. Por isso, o resultado só pode ser positivo”, disse ao ‘Mundo Português’, ao fazer o balanço da festa, sublinhando que “quase 90 por cento do público presente, veio de fora”. “Tivemos muita gente de Estugarda, e também portugueses de Munique, Frankfurt, Göppingen, entre outras cidades. Pessoas que fizeram até 200 quilómetros para prestigiarem uma festa portuguesa”.
Manuel Abrantes fez ainda questão de lembrar que a festa foi organizada pelos elementos da direção e com muito trabalho voluntário. “Eu posso aparecer por ser o presidente, mas sozinho não se faz nada. Por trás de mim está uma grande equipa sempre disponível a ajudar, e que inclui até elementos que não fazem parte da direção. Foi a semana toda, que antecedeu a festa, a trabalhar com sacrifício, porque todos têm as suas profissões, mas foi tudo feito com muito gosto. Acima de tudo, esta festa dignificou a Associação Portuguesa de Weilheim-Teck e os portugueses”, afirmou.
Terminada a festa, ficou a promessa de, no próximo ano, a direção da Associação Portuguesa de Weilheim-Teck voltar a convidar os portugueses a reunirem-se para mais um aniversário. “A sala estava cheia, os espetáculos foram bons, a eleição da Miss Queen Portugal-Alemanha foi excepcional e ainda por cima ganhou a representante da comunidade portuguesa nesta cidade. O balanço desta festa só pode ser positivo. E é sempre bom, para a direção da Associação Portuguesa de Weilheim-Teck, ver as pessoas sairem daqui felizes”, celebrou Manuel Abrantes.

Ana Grácio Pinto

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo