edição digital

Alentejo: Uma combinação perfeita de calma e aventura...

17/02/17 ATUALIDADE Imagem

Uma vasta planície atravessada por ribeiras fresquinhas, muito mar e campos que nos enchem a alma de aromas, cores e experiências.

Descobrem-se a cada passo os campos de lilases, observam-se aves únicas e paisagens que nunca mais se esquecem, sejam elas em plena planície, ou no topo de uma falésia, numa montanha ou juntinho ao mar.
A meio caminho entre a serra e o mar, entre albufeiras, rios e campos de perder de vista, pegue nuns binóculos logo pela manhã, e descubra um outro alentejo - região privilegiada para a observação de pássaros durante todo o ano (2), nos vales e estuários dos rios, especialente em Castro Verde, Mértola, Barrancos, Mourão, Lagoas de Santo André, de Sancha e de Cala.

História
Percorra a História pelo Norte Alentejano, e pelo Alentejo Central, onde se regista forte presença do megalitismo, como Reguengos de Monsaraz, ou Castro da Cola em Ourique (3) do período Neolítico, chegando à presença da civilização romana. aqui destacam-se Miróbriga, em Santiago do Cacém, Ammaia em Marvão, ou Villae como a de Torre de Palma no concelho de Monforte e as de S. Cucufate ou Pisões que abasteceram a importante Pax Julia (Beja) e o ainda bem conservado Templo de Diana em Évora, ex-libris do centro da cidade. Para o período islâmico, pare em Mértola, a vila mais árabe de Portugal e aprecie a sua singular mesquita, hoje Igreja Matriz. (4)

Natureza
Se quiser ter um encontro surpreendente com a natureza aventure-se por trilhos pedestres e passeios de BTT nas serras, entre montes, vales e ribeiras. As albufeiras circundantes de Caia, Montargil, Maranhão, Divor são outra maneira excelente de explorar a natureza e praticar desportos como o ski aquático, o remo, a vela e a canoagem. (5)

Adrenalina
Se for até Cabeço de Vide, pode trocar a água pelo ar e ir de balão até Évora, para quando chegar saltar de pára-quedas a 3.000 metros de altura sobre a cidade.
Caso não goste de voar, passe por Elvas e desfrute de um bom momento cultural no Museu de Arte Contemporânea, onde está patente uma parte da colecção de António Cachola, com mais de 300 obras de arte. Outra opção é uma aventura no circuito mineiro de Cercal do Alentejo ao Lousal, visitando a importante mina de Aljustrel, passando por Castro Verde e subindo atè às fantásticas minas de S. Domingos onde encontra museus nas antigas instalações, visitas guiadas e passeios. na descoberta deste original património industrial e geológico.
Não pode deixar de ir até às margens do Alqueva onde o aconselho a uma visita ao Parque Natural do Noudar. E ao fim da tarde quando as cores quentes enchem o céu, admire o pôr-do-sol e encha o peito com todo este maravilhoso alentejo.
Para os mais jovens, aqui fica uma dica de programa. Comece pelo fim de tarde na praia da Zambujeira do Mar. Depois é só subir porque até Tróia há muitos areais para descobrir. E não esqueçam no início de agosto o “Festival do Sudoeste” na Zambujeira, o “Festival do Crato” na vila com este nome, e no fim de julho as “Músicas do Mundo” em Sines. É fantástico o ambiente, principalmente com tanta gente jovem que vem de todo o mundo e trasforma o alentejo numa das zonas mais cosmopolitas de Portugal durante o verão.

Saberes e sabores
Saber receber é uma arte que está profundamente enraizada no “saber alentejano”. Quem visita a região depara com imensos tesouros da gastronomia, dos vinhos, dos queijos e da doçaria mas a mais importante, é sem dúvida nenhuma, a simpatia que brota do coração alentejano com uma generosidade ilimitada.
Deixe-se perder por aldeias e lugarejos. Procure os seus aromas e sabores e sobretudo descubra os segredos gastronómicos desta terra.

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo