edição digital

Exposição revela uma Lisboa que não saiu do papel

17/02/17 CULTURA Imagem

São cerca de 200 os projetos idealizados desde o século XV, mas que não se concretizaram e que teriam alterado o ‘rosto’

Ao longo de quatro séculos, várias centenas de maquetas, fotografias e projetos de urbanismo e de arquitetura foram desenvolvidos para alterar a paisagem urbanistica da capital portuguesa, mas nunca chegaram a ser concretizados. Agora, uma exposição patente em Lisboa dá a conhecer várias dessas ideias.
São cerca de 200 os projetos idealizados desde o século XVI até à contemporaneidade, mas com maior incidência sobre o século XX, apresentados na exposição «A Lisboa que teria sido», patente o Palácio Pimenta até ao final de junho. “Apresenta-se uma seleção de materiais gráficos e tridimensionais focada no eixo central, da Praça do Comércio ao Parque Eduardo VII, o Martim Moniz, a frente ribeirinha, as portas da cidade e as pontes para a ‘outra banda’”, explica uma nota divulgada pelo Museu de Lisboa.
São projetos de arquitetos, urbanistas e pensadores da cidade como Francisco de Holanda, Eugénio dos Santos, J. C. Nicolas Forestier, Ventura Terra, Cristino da Silva, Raul Lino, Cottinelli Telmo, Cassiano Branco, entre outros. À cidade cosmopolita do século XVI faltava, para alguns dos mais ilustres moradores e visitantes, monumentalidade arquitetónica. A reconstrução, depois do terramoto de 1755, dotou a Baixa de uma dimensão majestosa, mas a normalização da arquitetura pombalina foi então, e até muito recentemente, considerada soturna e sem grandeza. “Tornar Lisboa mais monumental, grandiosa e palco das sucessivas novidades da arquitetura e do urbanismo foi o objetivo da maioria das propostas idealizadas a partir da segunda metade do século XIX”, explica a organização da exposição, que comissasriada por António Miranda, do Museu de Lisboa, e pela historiadora de arte e investigadora Raquel Henriques da Silva, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Os responsáveis pela foram buscar os objetos da exposição aos arquivos da Câmara Municipal de Lisboa e do Museu de Lisboa, onde foram guardados inúmeros projetos encomendados para a cidade que, por variadas razões, não foram realizados, ou que não o foram em todas as suas componentes. “Na sua diversidade e cronologia alargada, têm em comum o desejo de monumentalizar e modernizar a capital”, refere ainda a informação do Museu de Lisboa.
Além de um catálogo, a programação da exposição inclui um ciclo de conversas em torno do seu tema.

A Lisboa que teria sido
Patente até 25 junho
Museu de Lisboa - Palácio Pimenta
Campo Grande, 245 (metro: Campo Grande)
De terça-feira a domingo, das 10h às 18h

Ana Grácio Pinto

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo