edição digital

Paços de Ferreira garante que a fatura da água vai baixar para metade

16/02/17 REGIONAL Imagem

Em conferência de imprensa, o presidente da Câmara, Humberto Brito, e o executivo municipal revelaram que a fatura da água baixa para metade e a tarifa de disponibilidade deixa de ser cobrada

O presidente da Câmara, Humberto Brito explicou a tomada de decisão: “A 28 de dezembro de 2015 (portanto, há mais de um ano), a Câmara Municipal de Paços de Ferreira celebrou um acordo com a Águas de Paços de Ferreira, S.A. (AdPF), concessionária do serviço de água e saneamento no concelho, no sentido de regularizar todo o contrato de concessão e, cumulativamente, reduzir o preço da água para metade. Foi um acordo muito difícil de alcançar. Contra o município tínhamos um contrato assinado em 2004, lesivo dos interesses de todos nós, garantindo direitos à concessionária absolutamente inacreditáveis e que quisemos corrigir. Fizemo-lo num prazo recorde. Dissemos à concessionária que jamais pagaríamos os mais de 100 milhões de euros exigidos, resultado das cláusulas contratuais que o executivo em funções em 2004, irresponsavelmente, aceitou”.
Mas o presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira foi ainda mais longe, afirmando que “exigimos a redução da fatura da água para metade, exigimos a construção de uma nova ETAR em Arreigada, e a colocação da água em Sanfins e, consequentemente, a requalificação das estradas, tal qual fizemos em Eiriz”. 
Para este acordo entrar em vigor, embora não obrigatório, a Câmara Municipal de Paços de Ferreira quis ter um parecer favorável da ERSAR - entidade que regula as concessões de água e saneamento em Portugal. “Fizemo-lo porque assumimos que o compromisso do município pagar o que quer que fosse à AdPF teria de ser devidamente analisado. Em julho de 2016 a ERSAR obrigou o município a realizar mais estudos. Entretanto, no dia 27 de agosto de 2016, o Dr. Passos Coelho afirmou em Paços de Ferreira, num jantar de militantes do PSD, que este assunto não estava resolvido, nem se ia resolver. Como o atual conselho de administração da ERSAR foi nomeado pelo governo, com certeza que o ex Primeiro Ministro deve saber do que está a falar”, acrescentou. Face a estes factos, e porque existem quatro estudos que indicam que o contrato assinado em 2004 obriga o município a pagar mais de 100 milhões de euros, o presidente e o seu executivo decidiram por um ponto final nesta questão. “Atendendo a que o acordo com a concessionária está fechado há mais de um ano, entendemos ser mais do que razoável que a ERSAR e o Tribunal de Contas se pronunciem sobre esta questão durante os próximos 2 meses. Esta será a nossa data limite. Com ou sem parecer da ERSAR, o tarifário acordado entrará em vigor a partir de maio de 2017”, assume.  
Humberto Brito vai ainda mais longe e sublinha que não aceita “que brinquem com a população do meu concelho ou que façam disto uma questão de luta partidária”.  “Eu, e o meu executivo, estamos, como sempre estivemos, do lado das pessoas. Tomando decisões, assumindo posições, muitas vezes difíceis e ousadas, mas que corrigem erros absurdos, incompreensíveis e inexplicáveis. E fazemo-lo para o bem de todos”, finaliza.

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo