edição digital

Entrada de portugueses em Angola e Canadá cresceu em 2015

15/02/17 COMUNIDADES Imagem

Contrariamente ao esperado, a emigração portuguesa para Angola aumentou significativamente em 2015.

Contrariamente ao esperado, a emigração portuguesa para Angola aumentou significativamente em 2015. Já para o Canadá, apesar de continuar a manter-se em índices baixos, a entrada de portugueses também cresceu naquele ano, apontam dados divulgados pelo Observatório da Emigração.
Foram 822 os portugueses que, em 2015, entraram no Canadá, segundo os dados do Citizenship and Immigration Canada, citados pelo Observatório da Emigração.
Aquele organismo canadiano contabilizou um total de 271.847 entradas de estrangeiros no país, tendo os portugueses representado apenas 0.3% da imigração nesse ano.
“Desde 2000, o número de entradas de portugueses no Canadá tem oscilado com frequência, aumentando nuns anos, diminuindo noutros”, aponta uma nota divulgada pelo Observatório.
Durante o período em análise, o valor mais baixo de entradas registou-se em 2003, quando apenas 329 portugueses emigraram para o Canadá. O mais alto ocorreu justamente em 2015, com 822 entradas em território canadiano.
Desde 2011 que o número de entradas de portugueses no Canadá tem aumentado, embora num patamar muito inferior ao ocorrido nas décadas de 60 e 70 do século XX, quando atingiu montantes na ordem dos 5,000 por ano. Atualmente, o Canadá é o décimo quarto país para onde mais portugueses emigram.

Surpresa em Angola
Já os números relativos a Angola mostram que, contrariamente ao esperado, a emigração portuguesa para aquele país lusófono africano cresceu significativamente em 2015: mais 32 por cento.
“Com os dados disponíveis, os efeitos recessivos da crise dos preços do petróleo ainda não se terão feito sentir naquele ano. Pelo contrário, em 2015 não só se manteve como acelerou o crescimento que se tem verificado desde 2013”, revela o Observatório da Emigração.
Foram pelo menos 6.715 os portugueses que, em 2015, entraram em Angola, segundo dados dos consulados da República de Angola em Lisboa e no Porto, não estando, até à data da divulgação desta informação, os dados sobre os vistos emitidos pelo consulado de Angola em Faro.
Estes valores correspondem à soma dos seguintes tipos de vistos emitidos pelos consulados de Angola no Porto e em Lisboa, para portugueses em situações de emigração: privilegiado, trabalho (o mais comum), trabalho por protocolo, fixação de residência e outros (estudo e permanência temporária).

Ana Grácio Pinto

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo