edição digital

Mora subsidiou população idosa em 50 mil euros

08/02/17 REGIONAL Imagem

Cartão dá descontos em medicação, atividades municipais e pagamento de taxas e licenças camarárias

Foram 50.829,29 euros gastos pleo executivo municipal de Mora no âmbito dos descontos atribuídos pelo Cartão Municipal do Idoso.
“O Município de Mora subsidiou no ano passado com 50.829,29 euros os possuidores do Cartão Municipal do Idoso, entre reformados, pensionistas e “menos jovens”, tendo atingido a emissão de 2.090 títulos desde a sua criação em 2001”, informa a autarquia, acrescentando que este valor “subiu cerca de oito por cento face ao ano anterior, quando os detentores do documento receberam perto de 48 mil euros”.
No total, desde a implementação deste benefício, auela autarquia alentejana, que integra o distro de Évora, já despendeu 1, 782 milhões, que correspondem à de emissão de 2.090 cartões. Atualmente, 1.214 idosos do concelho são favorecidos por esta ajuda social.
Além do desconto de 50% na medicação, em todas as taxas e licenças camarárias, no acesso a infraestruturas e actividades municipais, os benificiários podem também usufruir dos protocolos feitos pela Autarquia com algumas colectividades e pequenos comerciantes do município.
Há três anos, a autarquia decidiu alargar o benefício para todos os que tivessem uma reforma até 400 euros, ao invés dos 350 Euros em vigor até então. O número de documentos ativos subiu muito devido a essa alteração, “significativa nos tempos actuais de crise”, conforme disse o oresidente da Câmara Municipal, Luís Simão.
O Cartão Municipal do Idoso foi criado para apoiar os mais desfavorecidos e garantir uma vida de melhor qualidade, beneficiando reformados, pensionistas e idosos que residam no concelho há pelo menos um ano e cujas reformas não ultrapassem os 400 euros mensais.
O titular tem acesso à Oficina Domiciliária e descontos de 50 por cento em todas as taxas e licenças camarárias; comparticipação em igual percentagem na parte que cabe ao utente na aquisição de medicamentos (comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde) e comparticipação também em 50 por cento na aquisição de bilhetes de cinema e entradas nos campos de futebol do Concelho.
Em Maio tem lugar na Casa do Povo de Mora a festa que assinala os 16 anos do cartão com muita música e animação.

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

Marcas Grupo