edição digital

E o melhor edifício internacional do ano é… o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões

08/02/17 ATUALIDADE Imagem

Este é um dos mais prestigiados prémios internacionais atribuídos pela ArchDaily, o site de arquitetura mais visto no mundo

O site de arquitetura mais visto no mundo elegeu a estrutura do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões como ‘Edifício do Ano 2017’, anunciou a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Este é um dos mais prestigiados prémios internacionais da ArchDaily. “É com um enorme orgulho que recebemos a notícia da eleição do Terminal de Cruzeiros como ‘Edifício do Ano’ entre inúmeros projetos de renome internacionais. Esta distinção contribui, sem dúvida, para a projeção do Porto de Leixões e, consequentemente, da Área Metropolitana do Porto a nível mundial”, destacou Emílio Brògueira Dias, presidente da APDL.
Entre os 3 mil edifícios do mundo a votação nas 16 categorias, o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões mereceu destaque de topo na categoria de melhor edifício público entre os melhores projetos arquitectónicos ao nível mundial.
Este galardão junta-se aos restantes reconhecimentos do edifício da autoria de Luís Pedro Silva, desde o título de ‘Melhor Porto do Ano’, pela Seatrade Awards 2015, a distinção da ‘AZAwards’, prestigiada competição canadiana que todos os anos elege o que de melhor se faz no mundo da arquitetura e design contemporâneo, ou, ainda, a classificação como ‘Melhor projeto público’ pelos prémios da Revista Construir.
De formas sinuosas, como uma fita branca enrolada no molhe de Leixões, o Terminal de Cruzeiros marca a frente marítima de Matosinhos, num espaço que inclui cais de cruzeiros, marina de recreio, auditório ao ar livre na cobertura e ainda Pólo do Mar da Universidade do Porto, com aquários na parte submersa. Com uma escala e formas pouco frequentes no contexto português, o edifício está preparado para receber 2500 passageiros.
Integrado no Plano Estratégico de Desenvolvimento do Porto de Leixões, pretende por um lado “melhorar a eficácia comercial do porto, associada à atividade dos cruzeiro”s e, por outro lado, fazer uma “integração urbana, associado ao incremento da sociabilidade com a população envolvente”, refere uma informação da APDL. O novo cais com 340 metros de comprimento foi inaugurado em Abril de 2011, permitindo a escala em Leixões dos maiores navios de cruzeiro, acolhendo agora a maior parte dos navios de cruzeiro da atual frota mundial. O Terminal localiza-se no Molhe Sul do Porto de Leixões, a apenas três quilómetros da cidade do Porto.

SISAB Portugal

MUNDO PORTUGUÊS - ASSINE JÁ

Medalha de Mérito das Comunidades


Maior Onda surfada do Mundo


Mundo Português TV


Mundo Português APP





Meteorologia

No nosso Facebook...

Mario Fazenda

Parabéns ao Mundo Português


Vicentina Coelho

o + importante de tudo é voces publicarem a historia,, e lindo


Alvaro Rodrigues

Bom Dia para todos voces desse Mundo Português. Saudades desse lindo Porto que eu vivi nos meus anos de 50 a 1955. Um grande abraço e continuem mandando lindas fotos.


Maria Aurora Ribeiro

Um domingo maravilhoso para todos nós Portugueses espalhados pelo mundo eu moro no Brasil tenho muita saudade da minha terra natal beijinhos


Maria Isilda Sousa Faria

Muitos saludos aos portugueses pelo mundo fora desde caracas venezuela


Fatima Alves de Andrade

Felicitacoes! Temos que celebrar o que e nosso.


Ailton Aurora Alves

Bom dia e boa tarde para meu Portugal que amo de paixão !!!! muitos beijos para todos os Portugueses


Ayelen De Jesús Correia

Muitos parabéns ao Dr Carlos Morais, pelo trabalho realizado para o benefício da comunidade Português no mundo. Um prazer ter conhecido a o Sr Carlos e tudo o equipe do O Emigrante/ Mundo Português.


Jose Maria Monteiro

11.10.15 - Da cidade de CALW - Alemanha BADEN WURTENBERG Bom dia para todo o Mundo e, um bom Domingo para todos os meus amigos !!!


Armando Figueiredo

Johannesburg, Africa do Sul... Tempo maravilhoso,..um optimo dia pessoal!...


Silvia Leiva

olá! desde Santa Fe, na Argentina,um beijo para todos os portugueses. cá, esperando que a primaveira chegue de verdade :P faz frio ainda!!!!! carinhossss


Isabel Loyola

Parabéns pela página! Sou brasileira de Curitiba e leio-a com imenso prazer.


Maria Esteves?

Desejo a todos os emigrantes portugueses muita sorte e muita saúde


Maria Clara

Obrigada por esta página; pois tudo q diz respeito a Portugal me interessa, pois eu moro no Brasil; um abraço.


Maria Rosa

Muito bom mesmo!!! Meus parabéns a todos, tenham um bom dia.




Marcas Grupo